Encontro reunirá beneficiários do Bolsa Família

17 de abril de 2024

No dia 26 de abril, sexta-feira da próxima semana, a secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão realizará reunião orientativa para pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família. Será no Centro de Eventos do Parque de Exposições, a partir das 14h00.

A prefeitura vai disponibilizar o transporte. Quem necessitar deve procurar o CRAS do seu território para se informar sobre os horários e itinerários. Atualmente são 2.725 famílias inseridas no programa no município.

Esse tipo de encontro com todas as famílias beneficiárias do programa é realizado anualmente para o repasse de orientações, em especial em relação às condicionalidades para a continuidade do recebimento e a importância de manter o cadastro atualizado junto ao CRAS.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal. Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, também busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social, visando articular ações para estimular a superação da situação de vulnerabilidade social.

Em Francisco Beltrão o cadastramento para acesso ao benefício é realizado pelos três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS: Cidade Norte, São Miguel e Miriam Bonissoni do Padre Ulrico. Este cadastramento se dá inicialmente pela inserção da família no Cadastro Único, que serve como parâmetro para acesso a diversos programas e serviços da Assistência Social.

Para manter o recebimento do benefício as famílias precisam cumprir as seguintes condicionalidades: manter o Cadastro Único atualizado junto ao CRAS; ter crianças e adolescentes matriculados e frequentando o ensino regular; realizar a avaliação nutricional a cada 6 meses; manter a vacinação em dia; para as gestantes fazer o acompanhamento pré-natal. O descumprimento desses compromissos pode acarretar em bloqueio, suspensão e até no cancelamento do benefício.