Eleição do Conselho Tutelar terá 19 candidatos

5 de julho de 2023

No dia 1º de outubro deste ano acontece a eleição para o Conselho Tutelar de Francisco Beltrão, mas o processo eleitoral já está em andamento, dentro das etapas para habilitar os candidatos ao pleito. O primeiro passo foi a inscrição. Na sequência veio o processo de deferimento das candidaturas. Depois a prova de conhecimentos sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e informática básica.

Vencidas estas etapas, 19 candidatos estão aprovados e habilitados para o pleito, conforme o edital 007/2023 da Comissão Especial Eleitoral e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que coordena o processo eleitoral. Serão eleitos cinco conselheiros para mandato de quatro anos, período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028. O voto não é obrigatório, mas todos os eleitores do município poderão votar no dia do pleito.

O presidente do Conselho, Yan Leonardo Ben, e a Comissão Eleitoral convocam todos os candidatos aptos para importante reunião na próxima segunda-feira, dia 10 de julho, às 13h30, na Casa dos Conselhos Municipais. Na oportunidade serão repassadas informações e esclarecimentos sobre a campanha eleitoral. No dia 23 de agosto, às 13h30, no Espaço da Arte, acontece a apresentação dos candidatos para a comunidade. Todos terão a oportunidade de apresentar as suas propostas caso sejam eleitos.

De acordo com o Edital 007/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os candidatos aptos ao pleito são:

01 – Adair Carlos Machado

02 – Ailton Freitas