CRAS São Miguel comemora quatro anos

12 de setembro de 2023

No dia 12 de setembro de 2019 a Prefeitura de Francisco Beltrão inaugurou o CRAS do bairro São Miguel, que nesta terça-feira está celebrando quatro anos. O Centro de Referência de Assistência Social é coordenado pela secretaria municipal de Assistência Social. A unidade socioassistencial é responsável pela implementação de serviços e programas de proteção básica. Tem atuação intersetorial para potencializar a proteção social das famílias.

O município possui 12.048 famílias inseridas no Cadastro Único do Governo Federal. Destas, 5.011 estão no território do CRAS São Miguel. Também atende 1.045 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Quando a equipe técnica do CRAS identifica necessidades, elabora um plano de acompanhamento familiar, elencando as vulnerabilidades e potencialidades, bem como, de maneira conjunta, define ações  para a superação desta situação, realizando os encaminhamentos e articulações necessárias, de acordo com as demandas de cada família.

Através do CRAS há também ações e acompanhamento voltados para as famílias inseridas em outros programas, como o Criança Feliz, Cartão Comida Boa e as atendidas pela Aquisição de Alimentos – PAA e o Compra Direta.

De acordo com a coordenadora, Cláudia Gagliotto Galvan, os diversos serviços e programas operacionalizados pelo CRAS São Miguel somaram 124.382 atendimentos individualizados nestes quatro anos. Somente em 2023 foram 40.457 atendimentos individualizados, 6.868 visitas domiciliares e a concessão de 2.204 benefícios eventuais.