CRAS Miriam Bonissoni comemora cinco anos 

28 de fevereiro de 2024

       O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Miriam Bonissoni completou cinco anos nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro. O espaço coordenado pela Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria de Assistência Social, presta um importante serviço para a comunidade local, especialmente aos moradores do bairro Padre Ulrico, região onde encontra-se instalado.

       O CRAS é a porta de entrada das famílias para a política de Assistência Social. A presença naquele território facilitou o acesso da população para o atendimento de suas demandas, bem como os encaminhamentos necessários identificados pela equipe técnica.

       Trata-se de uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

      De maneira complementar ao trabalho que é realizado com as famílias, existem três espaços referenciados no CRAS Miriam Bonissoni, que ofertam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Juntos estes três locais atendem semanalmente 455 usuários, dentre eles crianças, adolescentes e idosos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

        Trata-se do Centro de Convivência Intergeracional Adelíria Meurer e o Programa Formando Cidadão, que são unidades governamentais coordenadas pela secretaria de Assistência Social, e o Centro de Integração Madre Maria Domênica – CIMMAD, uma Organização da Sociedade Civil com a qual o município possui convênio para a execução deste serviço.

       Durante a celebração do aniversário, na acolhida, a coordenadora do CRAS, Queli Cagnini Becchi, que recentemente também passou a coordenar a Rede de Proteção do Bairro Padre Ulrico, enfatizou a importância do trabalho da rede que tem se fortalecido no bairro. Também enalteceu a presença de representantes de vários segmentos que estavam presentes nas comemorações do aniversário.

       No município são 11.664 famílias com Cadastro Único e destas 2.771 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. No território de abrangência do CRAS Miriam Bonissoni, são 3.700 famílias com Cadastro Único e 1.120 atendem aos critérios do Programa Bolsa Família.

       Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, destacou que “a materialização do trabalho do CRAS se dá através de um conjunto de ações que envolve o atendimento e quando necessário o acompanhamento mais prolongado das famílias, visando acesso e garantia de direitos, mas também para subsidiar as famílias no desenvolvimento de sua autonomia para superação da situação de vulnerabilidade que a levou até o CRAS”.

       Os serviços e programas operacionalizados pelo CRAS Mirim Bonissoni ao longo destes cinco anos somaram 151.373 atendimentos particularizados, 47.973 visitas domiciliares e 11.384 benefícios eventuais. Além da secretária e da equipe que atua na unidade, muitas pessoas do bairro também estiveram presentes.




Pular para o conteúdo