CRAS do Padre Ulrico comemora um ano

28 de fevereiro de 2020

Nesta semana o CRAS do bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, (Centro de Referência de Assistência Social) está comemorando um ano de instalação naquela região. Antes a estrutura estava montada no centro da cidade enquanto o público alvo ficava nos bairros. Por determinação do prefeito Cleber Fontana foi feita a mudança. “Os números deste ano mostram que tomamos a decisão correta. A mudança de endereço facilitou o acesso da comunidade e também o trabalho da nossa equipe. Estamos extremamente felizes com os resultados”, comenta Cleber.

Para a secretária Nádia Bonatto, da Assistência Social, “a descentralização permite uma atuação com mais efetividade no acompanhamento das famílias”. Das 8.500 famílias inseridas no Cadastro Único no município, 2.500 são do bairro Padre Ulrico. Neste período de um ano houve crescimento de 30% nas famílias inseridas. “Este é um reflexo positivo, demonstrando que o CRAS no território facilita o acesso das famílias e também a efetividade do trabalho dos profissionais”, diz Nádia.

De acordo com o balanço, os atendimentos particularizados tiveram um aumento de 40% e no período totalizam 16.300. Mensalmente são realizados em torno de 1.500 atendimentos particularizados e 645 visitas domiciliares. Agora também começaram as atividades com os grupos. No decorrer do ano estão previstos vários cursos de capacitação visando a geração de renda para as famílias e inserção no mercado de trabalho.

A equipe do CRAS Padre Ulrico é formada por 18 profissionais (Psicóloga, Assistentes Sociais, visitadores, Educadores Sociais, Estagiários e Motoristas), tendo na coordenação a Assistente Social Miriam Bonissoni Cella. A supervisora municipal do Programa Criança Feliz, Pâmela da Cruz atua em todos os CRAS, mas está lotada no Padre Ulrico tendo em vista que naquele território está o maior número de visitadores e pessoas atendidas pelo programa. O Cras Padre Ulrico fica na rua Beija-Flor, número 550, telefones (46) 3524-9268 e 3524-3275.

Função do CRAS

O CRAS é uma unidade socioassistencial que possui uma equipe de trabalhadores da Política de Assistência Social, responsável pela implementação de serviços e projetos de proteção básica, pela gestão articulada no território de abrangência local e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Ações Ofertadas

• Recepção e acolhida das famílias;

• Proteção Social Básica;

• Acompanhamento familiar;

• Visitas domiciliares;

• Atendimento à demanda espontânea e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial e das demais políticas afins;

• Intermediação de benefícios eventuais;

• Acompanhamento e orientação psicossocial às famílias;

• Orientação e apoio sócio-educativo às famílias e comunidade;

• Avaliação, cadastro e monitoramento dos Programas, Serviços e Benefícios Sociais, como, Bolsa Família, Benefício de prestação Continuada, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Programa Alô Bebê, Programa Família Paranaense e Programa Criança Feliz;

• Acompanhamento das condicionalidades dos Programas Sociais;

• Reuniões e palestras sócio-educativas;