CRAS Cidade Norte celebra 17 anos

30 de abril de 2024

      O CRAS da Cidade Norte (Centro de Referência de Assistência Social) está celebrando 17 anos nesta terça-feira (30). O equipamento da Prefeitura de Francisco Beltrão é coordenado pela secretaria municipal de Assistência Social e oferta programas e serviços para a comunidade, sendo a porta de entrada das famílias para a política de Assistência Social. O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social -SUAS.

        A data foi comemorada com a presença da equipe que atua no local e a população que utiliza os serviços. A recepção foi feita pela coordenadora do espaço, a Assistente Social Andressa Bourscheit, e pela coordenadora da secretaria de Assistência Social, Flavia Bedin Tognon.

         O trabalho realizado pela equipe técnica do CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

       Visando complementar o trabalho que é realizado com as famílias, há dois espaços referenciados que ofertam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Um deles é o Centro da Juventude (Ceju), uma unidade governamental coordenada pela secretaria de Assistência Social.

        O outro é o Instituto Jeferson Bizotto, uma Organização da Sociedade Civil com a qual o município possui convênio para a execução deste serviço. Em 2023 estes dois locais atenderam 700 crianças, adolescentes e idosos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

       No município são 11.705 famílias com Cadastro Único. Destas, 2.725 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. No território de abrangência do CRAS Cidade Norte são 3.739 famílias com Cadastro Único e 766 atendem aos critérios do Programa Bolsa Família.

       Com capacidade de referenciamento para até 5.000 famílias, o CRAS passou a atuar no endereço atual em 2017. O espaço localizado na avenida Atílio Fontana é mais amplo e melhor localizado. A equipe coordenada por Andressa Bourscheit também foi ampliada ao longo dos anos e atualmente é composta por 16 profissionais. São agentes de serviços gerais, estagiários, técnicos de nível médio e superior, atendendo as especificações da Norma Operacional Básica do SUAS.

        Os serviços e programas operacionalizados pelo CRAS no último ano totalizaram 38.840 atendimentos particularizados, 5.919 visitas domiciliares e 2.436 benefícios eventuais, dentre eles o auxílio natalidade, funeral, transporte e auxílio alimentação, higiene e limpeza. O município possui três unidades do CRAS. As outras duas estão no São Miguel e no Padre Ulrico.




Pular para o conteúdo