Compra Direta beneficia 400 famílias com alimentos

25 de abril de 2024

Levantamento realizado pela secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão mostra que 400 famílias acompanhadas pela pasta são contempladas mensalmente com alimentos oriundos do Programa Compra Direta Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura. Além disso, outras três entidades não governamentais também são beneficiadas.

Criado em 2020, em resposta ao cenário pandêmico, o programa tem como objetivos principais apoiar a agricultura familiar e fornecer alimentos para a rede socioassistencial. Desde o início, o município de Beltrão tem sido contemplado, beneficiando unidades governamentais e organizações da sociedade civil.

Dentre as unidades governamentais, a Casa de Passagem é responsável por oferecer refeições aos usuários acolhidos, enquanto os CRAS Miriam Bonissoni do Padre Ulrico, o da Cidade Norte e o do São Miguel complementam o Auxílio Alimentação para as famílias em situação de vulnerabilidade. Os três CRAS juntos atendem mensalmente 400 famílias com os alimentos adquiridos pelo Compra Direta.

O programa também beneficia três Organizações da Sociedade Civil. A Casa de Apoio Irmão Cirilo atende idosos e pessoas acamadas, complementando as cestas básicas com os alimentos recebidos. O Centro de Integração Madre Maria Domênica (CIMMAD) e o Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer utilizam os alimentos para preparar refeições aos usuários atendidos em seus espaços. Assim, o Programa Compra Direta Paraná não apenas fortalece a agricultura familiar, mas também contribui para a segurança alimentar das famílias atendidas.