Começam as obras da Casa da Mulher Brasileira

30 de agosto de 2023

Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, o prefeito Cleber Fontana assinou a Ordem de Serviço para a construção da Casa Da Mulher Brasileira em Francisco Beltrão, a primeira do Sudoeste. O espaço é uma estratégia para reduzir a violência contra a mulher. O ato de assinatura foi no local da obra, no bairro Luther King, e contou com a presença de muitas lideranças, principalmente femininas.

O projeto está sendo viabilizado por meio de parceria da prefeitura com o Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, contando com a intermediação da deputada federal Leandre Dalponte. Foi disponibilizado um aporte financeiro de R$ 1,1 milhão para a construção do prédio de 162 m2 e aquisição do mobiliário. O projeto será executado pela construtora P4 Engenharia e Arquitetura, que venceu a licitação, inicialmente com prazo de um ano para a conclusão dos trabalhos.

“Além de um espaço físico bonito e acolhedor, vamos disponibilizar um atendimento humanizado e de qualidade. As mulheres que serão acolhidas neste local estarão fragilidades e precisarão de muito apoio e atenção”, disse o prefeito Cleber em seu pronunciamento. Também falou sobre a mobilização que foi realizada para a conquista da Casa, valorizando todos que participaram do processo.

A frente de honra foi composta pelas seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; vereadores Dile Tonello, Fernando Misturini, Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Quintino Girardi e Silmar Gallina; Munir dos Santos, secretário parlamentar da deputada Leandre Dalponte; secretárias municipais Nádia Bonatto, da Assistência Social, e Flaviana Tubin, de Emprego, Mulher e Bem-Estar Social; delegada Emanuelle Carolina Baggio, da Delegacia da Mulher; presidente do Conselho Municipal da Mulher, Edina dos Santos; chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel; Procuradora Jurídica da prefeitura, advogada Camila Pegoraro Bönte; Conselheira estadual da OAB, advogada Mônica Franco Bresolin; Tenente-coronel Heitor Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Major Rogério Pitz, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar; coordenador regional do Departamento de Polícia Penal do Paraná, Marcos Andrade; diretor da Penitenciária Estadual, Márcio Iansen; policiais militares Renata, Vanusa e Roni, da Patrulha Maria da Penha; engenheiro Celso Pinto, diretor da P4 Engenharia e Arquitetura, e o engenheiro Julio Perin, da prefeitura, que será o fiscal da obra.