Campanha Tributo à Cidadania

21 de novembro de 2023

Nesta terça-feira (21) foi realizado o lançamento da nova edição da Campanha Tributo à Cidadania, que visa sensibilizar o contribuinte a destinar um percentual do valor devido à pagar do Imposto de Renda para os fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, sem qualquer ônus. O lançamento foi realizado durante a reunião semanal da Associação Empresarial (Café ACEFB), e contou com a participação da equipe de coordenação, parceiros, autoridades e convidados.

Os recursos arrecadados com a campanha fortalecem os serviços, projetos e programas direcionados a este público. Ao fazer a antecipação do Imposto de Renda até o dia 29 de dezembro, a pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido e a pessoa jurídica até 1% sobre o lucro real, para os respectivos fundos municipais.

Ao destinar recursos para a campanha, o contribuinte tem a oportunidade de apoiar várias organizações ao mesmo tempo. Uma única destinação a cada um dos fundos tem a possibilidade de fortalecer o trabalho de 19 diferentes organizações e impactar na vida de centenas de crianças, adolescentes e idosos.

A campanha de 2023 totalizou R$ 248.740,60. Deste total, R$ 66.814,86 foram para o Fundo Municipal do Idoso e R$ 181.925,28 para ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A meta para a edição de 2024 é ampliar a arrecadação, dando maior robustez aos projetos que serão atendidos.

Durante sua explanação no lançamento, a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto, enalteceu a importância dos parceiros que tem contribuído para a divulgação e fortalecimento da campanha e lembrou que os contribuintes que não declaram imposto de renda ou fazem pelo modelo simplificado podem efetivar a doação espontânea.

Para tanto devem solicitar o boleto através do e-mail (tributoacidadaniafb@gmail.com). Informações complementares pelo telefone (46) 3520-2314. “Quem participa da campanha e colabora ajuda a mudar e melhorar a vida de muitas pessoas”, enfatiza a secretária.

A campanha é realizada pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso. São parceiros: Prefeitura de Francisco Beltrão; secretarias municipais de Assistência Social e de Fazenda; Associação Empresarial (ACEFB); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Associação dos Funcionários Municipais (AFM); Cresol; Evolua; Núcleo dos Empresários Contábeis (Netcon); Núcleo da Mulher Empresária; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Francisco Beltrão; Clubes de Rotary; Sicoob; Sicred; Sindicato dos Contabilistas (Sincobel); Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsen) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal.