Combate ao abuso sexual de crianças

18 de maio de 2021

No dia 18 de maio de 1973, uma menina chamada Araceli, de 08 anos foi seqüestrada, estuprada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus possíveis agressores, jovens de classe média alta, nunca foram responsabilizados. A data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, completa 48 anos e provoca sempre a sociedade a refletir sobre essa atrocidade que é a violência sexual contra crianças e adolescentes e que infelizmente ocorre diariamente em todo o País.

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Prefeitura de Francisco Beltrão, é uma das unidades de atendimento da política do SUAS e se destina ao acompanhamento de indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados por alguma forma de violência prestando atendimentos especializados. Conta com uma equipe multiprofissional composta por Psicólogas(os), Assistentes Sociais, Educadores(as) Sociais e demais áreas de atuação ofertando serviços tais como: atendimentos e orientações individualizadas, atendimentos em grupos, oficinas temáticas, visitas domiciliares, dentre outros serviços que se fizerem necessários para potencializar a função protetiva da família, bem como auxiliar as vítimas na ressignificação das suas histórias de vida, promovendo a reparação dos danos e/ou a superação das situações de violência pelas quais vítimas e famílias foram acometidas.

Em prol dessa data tão importante o CREAS através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço Família Acolhedora, promove nesta terça-feira, dia 18 de maio, em frente ao Serviço Família Acolhedora, em frente a UNISEP, uma blitz com a entrega de material orientativo para a população a respeito da temática da violência sexual contra crianças e adolescentes. Também realiza a palestra intitulada Mundo Virtual: Um Perigo Real Contra os Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, proferida pela Delegada do NUCRIA de Curitiba – PR, Dra. Ellen Victer Moço Martins. A palestra ocorrerá em formato online, com capacidade para 230 pessoas, sendo destinada somente aos profissionais que atuam na rede de proteção intersetorial.

A Secretaria Municipal de Assistência Social através dos seus órgãos de atendimento convida a todos nesta data a se sensibilizar e mobilizar-se na luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Cleverson Rio Branco – coordenador do CREAS