CEJU de Beltrão comemora 8 anos de atividades

3 de dezembro de 2021

O Centro da Juventude (CEJU) de Francisco Beltrão está completando 8 anos  e a comemoração aconteceu no Espaço da Arte, juntamente com a 8ª Mostra CEJU, que apresentou as atividades desenvolvidas nos últimos anos, além de proporcionar momentos de vivência com as famílias e com a comunidade. O evento contou com a participação dos usuários, seus familiares, equipe de coordenação e autoridades.

O Centro da Juventude fica no Bairro Pinheirão (Cidade Norte). É mantido pela prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social. Atualmente atende 200 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, de famílias atendidas pelo CRAS da Cidade Norte.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado no CEJU é executado através de grupos por faixa etária e objetiva estimular as ações culturais e o compartilhamento de vivencias, desenvolvendo nos adolescentes capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias,  fortalecendo os vínculos familiares, com a meta de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.

De forma complementar às temáticas são ofertadas oficinas de karatê, artesanato, capoeira, taekwondo, dança, música, skate, natação, vôlei, futsal, informática e orientação profissional. O CEJU também possui o Programa Bolsa Agentes de Cidadania, que possibilita o repasse de uma bolsa auxílio, num total de 40 vagas que são selecionadas dentre os usuários que atendem aos critérios do programa.

Prestigiaram a atividade comemorativa a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto, a coordenadora da secretaria, Flavia Bedin, a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça Trabalho e Família (SEJUF) Margarete Misturini Dalla Costa, a coordenadora do CRAS Cidade Norte, Andressa Bourscheit, o coordenador do CEJU, Genuir Merlos, a técnica de referência do Serviço de Convivência  e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, psicóloga Letícia Laís da Silva, e a representando dos adolescentes atendidos, Vitória Veloso.