Beneficiários do Bolsa Família participam de encontro

26 de abril de 2024

Nesta sexta-feira (26) a secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou reunião orientativa para beneficiários do Programa Bolsa Família, no Centro de Eventos do Parque de Exposições. Atualmente são 2.725 famílias inseridas no programa no município. Destas, 1.077 são do Território do CRAS Mirim Bonissoni do Padre Ulrico, 882 do CRAS São Miguel e 766 do CRAS da Cidade Norte.

Durante a abertura da programação o prefeito Cleber Fontana e comentou sobre o trabalho e programas do município neste setor. “A nossa equipe da Assistências Social, em todos os equipamentos, trabalha muito para atender todas as demandas da nossa população. Vocês também tem acesso a todos os programas disponibilizados. Isso é importante para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, disse o prefeito.

Esse encontro é realizado anualmente para o repasse de orientações, em especial em relação as condicionalidades para a continuidade do recebimento e a importância de manter o cadastro atualizado junto ao CRAS. Além do repasse de orientações, também foi realizada palestra com a Assistente Social e Mestre em Políticas Públicas, Jacinta Imig.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal. Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, também busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social, visando articular ações para estimular a superação da situação de vulnerabilidade social.

Em Francisco Beltrão o cadastramento para acesso ao benefício é realizado pelos três CRAS. Este cadastramento se dá inicialmente pela inserção da família no Cadastro Único, que serve como parâmetro para acesso a diversos programas e serviços da Assistência Social.

Para manter o recebimento do benefício as famílias precisam cumprir as seguintes condicionalidades: manter o Cadastro Único atualizado junto ao CRAS; ter crianças e adolescentes matriculados e frequentando o ensino regular; realizar a avaliação nutricional a cada 6 meses; manter a vacinação em dia e, para as gestantes, fazer o acompanhamento pré-natal. O descumprimento desses compromissos pode acarretar em bloqueio, suspensão e até no cancelamento do benefício.

Compuseram a frente de honra na abertura do encontro as seguintes autoridades: Prefeito Cleber Fontana, com a primeira dama Joice; Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Elenir de Souza Maciel; vereadores Oberdan Saretta e Ronaldo Bizotto; secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto; representante do Núcleo Regional de Educação, Carina Trevisan; representante do Conselho Tutelar, Pâmela Cruz; coordenadora do Cadastro Único, Eliane Steimbach; coordenadora do CRAS Miriam Bonissoni do Padre Ulrico, Queli Cagnini Bechi; coordenadora do CRAS Cidade Norte, Andressa Bourscheit; coordenadora do CRAS São Miguel, Cláudia Gagliotto Galvan; representante da secretaria municipal de Educação, Leila Becker; representante da secretaria municipal de Saúde, Valquíria Predebon Kuhnen.