Beltrão vai ganhar seu maior conjunto habitacional

19 de fevereiro de 2024

Sábado, 17 de fevereiro de 2024, se tornou um dia histórico para Francisco Beltrão. Nesta data o prefeito Cleber Fontana assinou a Ordem de Serviço para a construção do maior conjunto habitacional da história do município, o Vida Nova, com 500 casas, no bairro Sadia. A construção será em um terreno de 10 alqueires adquirido pela prefeitura.

Em seu pronunciamento o prefeito Cleber Fontana falou da emoção de realizar o sonho da casa própria para milhares de pessoas. “A nossa gestão está sendo marcada por grandes obras, mas também para proporcionar melhor qualidade de vida para a nossa população. Estamos chegando aos 100 mil habitantes e este grande conjunto habitacional era um sonho da nossa administração e, principalmente, da nossa gente”, disse o prefeito.

O evento foi prestigiado por muitas autoridades, lideranças e representantes das famílias que futuramente irão morar no local. O agente financeiro do projeto é a Caixa Econômica Federal. O investimento na construção das casas supera os R$ 41 milhões. Elas serão de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A obra será executada pela construtora Imponence, vencedora da licitação, com prazo previsto para a conclusão de dois anos.

Famílias contempladas

O Conjunto Habitacional Vida Nova vai promover moradia para famílias em situação de vulnerabilidade, com renda familiar de até R$ 2.400,00. Além disso foram definidas a partir de um ranking de prioridades que considerou entre os critérios:  famílias de menor renda, pessoa com deficiência e idosos no núcleo familiar, ter a mulher como responsável familiar e possuir filhos menores de 18 anos.

A partir de um diagnóstico da secretaria municipal de Assistência Social das famílias que pleiteiam habitação, 73,23% delas pagam aluguel, com valor médio de R$ 364,00 por mês. Das demais famílias, 19,52% residem em casa cedida, 3,28% residem em situação de coabitação e 3,97% com parentes ou amigos. Além disso, 95,71% das famílias selecionadas tem a mulher como responsável familiar, 16% têm idosos como titulares, 5% possuem idosos na sua composição familiar e outras 26% possuem pessoas com deficiência no núcleo familiar.

Levando em consideração a abrangência territorial das famílias selecionadas em relação ao CRAS de referência, o maior número de famílias (203) é da região do CRAS aqui da Cidade Norte, 192 do CRAS São Miguel e 95 da área de abrangência do CRAS Miriam Bonissoni, do Padre Ulrico.

A frente de honra foi composta pelas seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana, com a primeira dama Joice; deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa; deputado Wilmar Reichembach; deputada Luciana Rafagnin; vice-prefeito Antonio Pedron, com a esposa Rose; vereadores  Tupy Prolo (presidente da Câmara), Oberdan Saretta, Silmar Gallina, Dile Tonello, Jean Emiliano, Junior Nesi, Pedro Tufão Filho, Tiago Correa e Quintino Girardi; secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto; Superintendente Executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Mauro Misturini; Superintendente Executivo de Varejo da Caixa, Rafael Gomes Lemos; representante das famílias contempladas, Eliana Telles; secretário de Viação e Obras, Claudio Borges; secretária de Meio Ambiente, Ana Paula Nesi Tortelli; comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Capitão Stive; Diretor-presidente do IPPUB, Rafael Dal Zotto; diretor da Imponence Construtora, responsável pela obra, Denilson Gonçalves e o engenheiro Fabiano Bedin; engenheiro da prefeitura, Julio Perin; representante da equipe de habitação da prefeitura, Erick Kulyk da Silva; presidente da Associação de Moradores do bairro Sadia, Gilvane Casanova; padre Nelson Maróstica, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete e Joselma Cabral, representante do Conpev.