Beltrão realiza Conferência de Segurança Alimentar

6 de julho de 2023

Nesta quinta-feira (06) foi realizada a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Francisco Beltrão, coordenada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação foi desenvolvida no auditório da Unipar. As proposições desta Conferência irão para a etapa Regional, que será em Francisco Beltrão em 31 de agosto.

Neste ano foi trabalhado o tema central “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. Foram debatidos três eixos temáticos: Eixo 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Eixo 2: Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; Eixo 3: Democracia e participação social. Também foi realiza palestra sobre o tema central com Caryna Eurich Mazur, Nutricionista, Mestre em Segurança Alimentar e Nutricional e Doutora em Medicina Interna e Ciências da Saúde

As conferências constituem-se em legítimos espaços de participação democrática, por meio de representações do poder público e da sociedade civil, com o objetivo comum de contribuir para a implementação de políticas públicas. Neste sentido, a finalidade da conferência de segurança alimentar e nutricional é conferir e avaliar o que está sendo realizado, além de propor novas ações e metas para que o município avance no sentido de atender as demandas identificadas.

No ato de abertura integraram a frente de honra as seguintes pessoas: Pâmela Ferreira da Cruz, representante da secretaria de Assistência Social; vereador Tupy Prolo, presidente da Câmara; Mayara Faim dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; Mariah Ivonete Silva, secretária municipal de Educação e representante dos segmentos governamentais integrantes do conselho; Felipe Grisa, representante das organizações da sociedade civil que integram o Conselho; Eliane Zibetti,  representante da secretaria estadual de Agricultura; Caryna Eurich Mazur, palestrante da conferência.