Beltrão realiza Conferência de Assistência Social

21 de junho de 2023

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta quarta-feira (21), no auditório da Unipar, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Durante o evento foram elencadas propostas nesta área para serem implementadas no município. Também serão levadas para a conferência estadual.

Durante a abertura, o prefeito em exercício, Ivanir Tupy Prolo, elogiou o envolvimento dos segmentos organizados da sociedade com o poder público para tratar de um tema de suma importância. “É louvável essa integração, pois certamente fortalecerá as ações do município nesta área, beneficiando as pessoas que mais precisam”, disse Tupy.

A secretária Nádia Bonatto lembra que no Brasil os investimentos na área de assistência social foram reduzidos a partir da pandemia, mas em Francisco Beltrão a prefeitura manteve e até ampliou os investimentos. “A nossa administração é sensível e sabe da importância do nosso trabalho, por isso não tivemos qualquer perda dos investimentos e programas do município”, disse Nádia.

A programação começou com apresentações culturais. Após a abertura foi apresentado o regimento Interno, seguindo de palestra com a Assistente Social e Mestre em Políticas Públicas, Jacinta Imig. A Conferência trabalhou cinco eixos e teve a temática “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A conferência de assistência social tem por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), por meio de um processo democrático de discussão e articulação coletiva, reunindo governo e sociedade civil. Desta forma é estabelecido um pacto coletivo para se ajustar as prioridades e metas, consolidando e ampliando os direitos socioassistenciais dos usuários.

A finalidade da conferência de assistência social é conferir e avaliar o que está sendo realizado, além de propor novas ações e metas para que o município avance no sentido de atender as demandas e necessidades dos usuários, que são os destinatários das ações da Assistência Social e, portanto, os maiores interessados em que ela atinja seus objetivos.

Compuseram a frente de honra na abertura da conferência as seguintes autoridades:

Prefeito em exercício Ivanir Tupy Prolo; vereadores Ronaldo Bizotto e Oberdan Saretta; secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto; presidente do Conselho de Assistência Social, Andressa Bourscheit; chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Elenir Maciel; representante dos trabalhadores da política municipal de Assistência Social, Valtemir Gomes; representante das organizações da sociedade civil do Conselho de Assistência Social, Irmã Dirce Tonet; representante dos usuários da política municipal de assistência social, Marcieli Rayane Gonçalves Rosa, e a palestrante, Jacinta Imig.