Beltrão implanta Serviço de Escuta Especializada

12 de julho de 2021

A Prefeitura de Francisco Beltrão colocou em funcionamento o Serviço de Escuta Especializada, coordenado pela secretaria municipal de Assistência Social. De acordo com a secretária Nádia Bonatto, “o objetivo é fortalecer a rede de proteção e de atendimento às crianças e adolescentes do município”.

Por meio do Serviço são apuraras possíveis situações de violência sexual contra crianças ou adolescentes, visando garantir a proteção social e o provimento de cuidados da vítima.  O procedimento não possui por escopo produzir prova para o processo de investigação e responsabilização do agressor, mas proteger as vítimas. O serviço é previsto na Lei nº 13.431.

Conforme a Assistente Social Sueza Oldoni da Motta, “o trabalho busca impedir a revitimização de crianças e adolescentes, evitando que precisem falar sobre a violência em diferentes locais de atendimentos”. A profissional responsável pela execução do Serviço é a Educadora Social Nilce Tomazini, que fará a escuta especializada, vai elaborar relatórios, fará os encaminhamentos para cada situação e, se necessário, promoverá estudos de casos com a Rede de Proteção.

O Serviço funciona junto com o Conselho Tutelar, na rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1.306, no mesmo prédio da secretaria de Assistência Social, com horário de atendimento das 08h00h às 12h00 e das 13h00 às 17h00. O contato pode ser mantido pelos telefones (46) 3523-1243 ou 3523-0597.

Diante de qualquer situação de violência ou de suspeita que envolva criança e adolescente, a comunicação ao Conselho Tutelar é obrigatória. Os conselheiros farão o atendimento e aplicarão as medidas de proteção cabíveis, dentre as quais, para os casos de violência sexual, o encaminhamento para o Serviço de Escuta Especializada.