Banco de Doações celebra um ano de atendimentos

11 de março de 2024

Espaço da Prefeitura de Francisco Beltrão, coordenado pela Secretaria de Assistência Social, o Banco de Doações está completando um ano. No local são recebidas doações para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Desde a sua inauguração, em março de 2023, foram realizados 3.186 atendimentos e mais de 2.000 famílias beneficiadas, principalmente com móveis, roupas e materiais de construção.

A celebração do aniversário aconteceu nesta segunda-feira (11) com as presenças da secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, a coordenadora da secretaria, Flavia Bedin, e a equipe que atua no espaço.

O objetivo principal é o recebimento de materiais de construção e móveis em condições de uso. Além de impactar na condição de moradia das famílias, visa reduzir o descarte inadequado de resíduos da construção civil e móveis em condições de uso.

O Banco de Doações também recebe alimentos, eletrodomésticos e roupas. Inclusive possui uma sala específica para o recebimento e armazenamento de roupas, onde é feita a triagem e separação para posterior encaminhamento aos usuários atendidos pelos CRAS, CREAS, Família Acolhedora e Casa de Passagem.

De acordo com Lorene Cavasini, coordenadora do Banco de Doações, para ter acesso aos benefícios é necessário que seja feita a solicitação e aguardar a disponibilidade dos ítens, de acordo com as doações que chegam. Além do Banco de Doações, as solicitações também são feitas pelos CRAS e CREAS, para as famílias em atendimento naqueles locais.

Dentre os móveis e eletrodomésticos mais solicitados estão fogão, geladeira, cozinha com pia e máquina de lavar. Quanto aos materiais de construção, principalmente tijolos, cimento, telhas, areia, madeiras em geral, portas, janelas, cerâmica, tubos e conexões.

O Banco de Doações da prefeitura fica na rua Mandaguari, 201, bairro Luther King. Os contatos podem ser mantidos pelo telefone/WhatsApp (46) 98818-4288. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 13h00.