Assistência Social promoveu atividades no Setembro Amarelo

1 de outubro de 2021

A temática referente a prevenção do suicídio foi trabalhada pelas unidades de atendimento da assistência social da Prefeitura de Francisco Beltrão durante todo o mês de setembro. As ações aconteceram principalmente nos grupos de atividades coletivas dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Centros de Convivência que atendem crianças e adolescentes. O Setembro Amarelo é dedicado a campanha que tem como proposta conscientizar sobre o tema, com o objetivo de firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades de prevenção dessa problemática.

De acordo com Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social, “abordar a temática da prevenção ao suicídio é de suma importância e foi planejada a fim de fortalecer o acompanhamento realizado com as famílias no âmbito da Assistência Social. O trabalho social com famílias tem caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.”

A partir de um planejamento prévio pelos técnicos dos serviços envolvidos, o tema foi abordado através de palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupos  e atividades artesanais. “Nos grupos eu usei no final, para o encerramento da reunião, algumas mensagens, depois de ter refletido com elas sobre o setembro amarelo e da importância do autocuidado e do cuidado com as pessoas que nos cercam. Elas tiraram as mensagens para levar ou oferecer para alguém. Em uma das reuniões teve uma participante que se emocionou com a temática e uma delas ofereceu a mensagem que havia tirado, foi muito bonito”, descreve Daniele Fagundes, psicóloga do CRAS São Miguel, relatando sua experiência utilizando a dinâmica “uma palavra importa”. As participantes também receberam brindes da Bio Extratus, que sempre tem sido parceria das atividades realizadas pela equipe da Assistência Social.