Assistência Social fomenta a integração entre pessoas de diferentes idades

30 de abril de 2024

A Semana Intergeracional Global, celebrada de 24 a 30 de abril, é uma campanha mundial para enaltecer a importância de práticas intergeracionais, que são interações planejadas que reúnem pessoas com diferentes idades e em diferentes fases da vida.

Comprovadamente as práticas intergeracionais oferecem uma série de benefícios, como promover o entendimento entre diferentes gerações, reduzir o isolamento social, transmitir conhecimentos tradicionais e valores culturais e até melhorar a saúde mental e emocional de todas as idades. Elas ajudam a construir uma sociedade mais respeitosa e tolerante.

Em Francisco Beltrão essas práticas tem sido realizadas de maneira mais assídua desde agosto de 2022 nos três Centros de Convivência da prefeitura, coordenados pela secretaria municipal de Assistência Social. Estes espaços   passaram a ser intergeracionais, atendendo além das crianças e adolescentes, também as pessoas idosas, sendo os Centros Adelíria Meurer, Sensibilizar e CEJU.

Atualmente são em torno de 130 idosos de famílias em situação de vulnerabilidade social, inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem acesso a temáticas e discussões pertinentes a sua faixa etária. Também protagonizam atividades intergeracionais com os demais usuários do serviço.

Dentre outras atividades ofertadas nestes espaços, as práticas intergeracionais incluem as rodas de conversas, atividades culturais, esportivas e artísticas. Já foram realizadas diversas oficinas, com destaque para o uso de internet e redes sociais para idosos, onde os adolescentes assessoram e repassam instruções.

Além disso foram realizadas oficinas de bolachas artesanais e de confecção de crochê, onde as pessoas idosas é que demonstraram seus conhecimentos para as crianças e adolescentes.  Outra iniciativa de muito sucesso foi uma festa temática dos anos 60, que se tornou em um momento importante de convivência entre as várias gerações.