Agentes de Saúde são capacitadas sobre o Bolsa Família

9 de outubro de 2023

As Agentes Comunitárias de Saúde de Francisco Beltrão receberam capacitação sobre o programa Bolsa Família. A iniciativa foi coordenada pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde. O treinamento priorizou o repasse de informações sobre as condicionalidades do programa, a verificação periódica de dados antropométricos das famílias (conjunto de medidas primárias), além do acesso aos benefícios através do Cadastro Único.

Considerando que o monitoramento do acompanhamento das condicionalidades de saúde do Bolsa Família é uma das atribuições no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS), principalmente a verificação periódica de dados antropométricos, a ação contribui com o reforço para prevenção, promoção e desenvolvimento saudável das famílias.

A capacitação foi dividida em três turmas com a participação total de 150 Agentes de Saúde. Os encontros aconteceram no auditório da prefeitura, tendo como facilitadoras Eliane Steimbach, da coordenação Cadastro Único, Valquíria Predebon Kuhnen, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Emanuele Panato, nutricionista, e Camila Silveira, Agente de Saúde.