Após cobrança do Procon, COPEL retira mais de 3 toneladas de fios inutilizados

O Procon de Francisco Beltrão notificou a COPEL, em janeiro, quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 4.763/2020, que trata da fiscalização e retirada de fios inutilizados nos postes.

O tema reúne grande preocupação, considerando se tratar da segurança de transeuntes e motociclistas, principalmente. Não são raras as notícias sobre acidentes envolvendo fios soltos ou abaixo dos níveis indicados.

Em Francisco Beltrão, o Procon não esperou acontecer alguma fatalidade para agir. O órgão notificou a COPEL para que cumprisse a Lei Municipal. Em sua primeira resposta, a COPEL sinalizou que estava finalizando o mapeamento de todos os postes da cidade, assim como das operadoras que fazem uso destes postes.

Após, a COPEL notificou as empresas de telefonia e internet para que, no prazo de 30 dias, se readequassem, sob pena de terem toda fiação retirada, além de multa, prevista em lei e nos contratos com as empresas.

De acordo com a COPEL, já foram trabalhados 492 vãos, os quais perfazem aproximadamente 17 km de rede regularizada. Isso equivale a cerca de 3,35 toneladas de cabos e equipamentos removidos.

Várias da principais vias da cidade já foram regularizada, sendo elas:

• Av. União da Vitória
  • Av. Julio Assis Cavalheiro
  • Rua Tenente Camargo
  • Rua Octaviano Teixeira dos Santos
  • Rua Rio Grande do Sul
  • Rua Curitiba

Ainda, estão em processo de regularização as seguintes:

• Av. Luiz Antônio Faedo
  • Av. General Osório
  • Av. Atílio Fontana
  • Rua Romeu Lauro Werlang
  • Rua Santo Antonio

O trabalho realizado tem como principal objetivo trazer mais segurança aos pedestres e motociclistas, entretanto, como efeito natural, também está o embelezamento da cidade, retirando muitos pontos críticos em que havia um emaranhado de fios.

O tema já foi objeto de ofícios por parte da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Administração.