Tupy assume o cargo de prefeito

16 de junho de 2023

O vereador Ivanir Tupy Prolo (PP), presidente da Câmara de Francisco Beltrão, está assumindo o cargo de prefeito em exercício. O titular, Cleber Fontana, está de licença em função do período de férias. O vice-prefeito Antonio Pedron, que está no exercício do cargo, terá compromissos oficiais fora do município durante a próxima semana. Com isso, o presidente da Câmara assume a função de prefeito.

A solenidade de transmissão de cargo aconteceu nesta sexta-feira (16), no auditório da prefeitura, com a presença de vereadores, secretários municipais, diretores, lideranças políticas e convidados. Tupy passa a coordenar o Executivo de forma oficial na segunda-feira, dia 19. Permanece na função até quarta-feira (21), pois no dia 22 o prefeito Cleber reassume o comando do município.

Na Câmara, neste período, a presidência será exercida pelo vereador Júnior Nesi (PSDB), que é vice-presidente do Legislativo. Na atual Legislatura é o segundo vereador a assumir o cargo de prefeito. O primeiro foi Quintino Girardi, que permaneceu quatro dias nesta função no final de setembro do ano passado.

Agenda de Pedron

De segunda até quarta-feira da próxima semana, Antonio Pedron terá uma extensa agenda na capital do Estado. Ele já tinha firmado os compromissos antes de sua posse como prefeito. Um dos encontros será com o Governador Ratinho Júnior, quando o BRDE lançará uma linha de crédito de R$ 500 milhões, contemplando as 20 maiores cidades do Paraná, dentre elas Francisco Beltrão. Os recursos poderão ser utilizados nas mais diversas áreas, dentre elas saúde, saneamento, educação e agricultura.

Pedron participa de evento sobre soluções inovadoras para cidades inteligentes. Esse projeto envolve praticamente toda a estrutura do Governo do Estado e contempla as principais cidades do Paraná. Também terá audiências na Casa Civil, Assembleia Legislativa, Incra, DER e Conab. “Temos uma agenda intensa de compromissos oficiais. Como não estaremos em Beltrão na próxima semana, decidimos que o presidente da Câmara deve coordenar as atividades do Executivo neste período”, relata Pedron.