Beltrão vai ganhar Núcleo Regional de Cultura

2 de julho de 2024

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, estará em Francisco Beltrão nesta quinta-feira (04) para implantar o Núcleo Regional de Cultura do Sudoeste. A solenidade será às 19h00, no prédio da rodoviária, no bairro Água Branca, onde a prefeitura cedeu uma sala. O principal objetivo é ampliar o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais. O escritório será coordenado por Gabriel Elvas, que já atua como Agente Regional de Cultura da secretaria.

O Governo do Estado está implantando sete núcleos regionais nas macrorregiões do Estado. O de Francisco Beltrão vai contemplar todo o Sudoeste. A iniciativa da Secretaria da Cultura conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em alguns municípios. No caso de Beltrão, a parceria é com a prefeitura. Além de Beltrão, os demais núcleos serão instalados em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Jacarezinho.       Na prática, os espaços contribuem para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região. A implementação dos novos espaços físicos visa diminuir as dificuldades de acesso às políticas culturais enfrentadas pelos artistas municipais.      De acordo com Luciana Casagrande Pereira, esses núcleos serão fundamentais na difusão das políticas públicas e no atendimento eficiente dos agentes culturais nas localidades. “Vamos intensificar nossa presença em todas as regiões do Estado. Queremos atender cada vez mais os trabalhadores da cultura fora da capital. Os núcleos são um grande avanço nessa descentralização”, afirma.