Serviço de desassoreamento melhora vazão de rios e córregos da cidade

15 de junho de 2016

A Secretaria de Urbanismo de Francisco Beltrão está realizando novamente a dragagem de rios e córregos que passam pela cidade; esta é segunda vez em pouco mais de dois anos que o serviço é executado. Um dos motivos que faz com o que trabalho seja feito com uma regularidade cada vez maior é o processo de assoreamento do leito dos rios, com a acumulação de materiais.

“Toda água das chuvas converge para os rios e no caminho traz consigo restos de construção bem como a terra de loteamentos e locais em que é necessário mexer no solo”, explica o engenheiro Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Gustavo Baczinski. “Com estes processos, será necessário desassorear os córregos e o rio com uma periodicidade cada vez maior”, completa.

Além da retirada dos dejetos, máquinas fazem o nivelamento das encostas para propiciar o crescimento de vegetação e evitar erosões. Para Baczinski, o trabalho de desassoreamento é importante, pois “aumenta a caixa de depósito de água, tira materiais contaminantes que prejudicam a qualidade da água do fundo do rio e evita enchentes  pela água ter mais escoamento e fluidez”.

Há pouco mais de um mês a Prefeitura iniciou a dragagem no Lonqueador e tem previsão de concluir o trabalho até o ponto em que deságua no Marrecas nas próximas semanas. O córrego Progresso já recebeu o serviço, que também será feito no Urutago e Três Pioneiros.