Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Casa abrigo anjo Gabriel

A Casa Abrigo Anjo Gabriel foi criada em fevereiro de 1995 e tem como finalidade oferecer acolhimento institucional provisório para crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por determinação judicial através de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

De acordo com a Lei 12.010 (03/08/2009), “o acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando em privação de liberdade.”

O serviço desenvolvido busca apoiá-los, fortalecê-los e emancipá-los, assegurando-lhes o respeito e participação na sociedade e constitui em:

  • Acolher e garantir proteção integral;
  • Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos;
  • Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
  • Possibilitar a convivência comunitária;
  • Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais;
  • Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia;
  • Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.

Além disso, utiliza-se das áreas:

  • Educacional- as crianças em idade pré-escolar e escolar têm suas matrículas nas creches e escolas, possibilitando a interação plena com a comunidade no entorno da entidade.
  • Saúde – Atualmente, as crianças contam com o serviço de um profissional de medicina de referência que faz o acompanhamento semanal, assim como tratamento médico e odontológico preventivo e curativo, realizado através da Secretaria Municipal.
  • Social –Atendimento e acompanhamento semanal da Equipe Técnica de referência sendo uma Assistente Social e uma Psicóloga, realiza os encaminhamentos, tendo como responsabilidade viabilizar os recursos e as devidas providências a fim de que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja respeitado, objetivando uma melhor qualidade de vida e de serviços prestados.
  • Lazer – oferecer condições de participação das crianças em atividades culturais, esportivas e de lazer, visando o estímulo ao convívio social, garantindo a liberdade, ou ainda a facilidade de acesso a atividades diferenciadas, respeitando-se a individualidade de cada um.
  • Jurídico– oferecer acompanhamento e orientação em todas as fases do processo junto à Vara da Infância e da Juventude, Protetiva e Civil da Comarca de Francisco Beltrão

Já com os familiares são realizadas:

  • Visita Domiciliar: importante recurso para conhecer o contexto e a dinâmica familiar e identificar demandas, necessidades, vulnerabilidades e riscos. Referenciada no princípio do respeito à privacidade, a visita possibilita uma aproximação com a família e a construção de um vínculo de confiança, necessário para o desenvolvimento do trabalho.
  • Orientação individual, grupal e familiar: intervenções que têm como objetivo informar, esclarecer e orientar pais e responsáveis sobre diversos aspectos, como a medida de proteção aplicada e os procedimentos dela decorrentes.
  • Encaminhamento para que toda a rede sócia assistencial para que essa família possa receber o atendimento necessário para intervenção na vulnerabilidade social.

 

EQUIPE

NOME FUNÇÃO
Eliézer Daiane Gandolfi Diretora
Dirceu Faustino Monitor
Loreni da Rosa Cuidadora
Angela Aparecida Campanholla Cuidadora
Alda Adi Simoca Cuidadora
Idelma Vieira Cuidadora
Adriana Vieira Glukoski Cuidadora
Irene Fernandes Cuidadora
Cristiane Bazotti Cuidadora
Iloci Tavares Cuidadora
Rosina da Rosa Colpani Educadora Social
Elizabeth Fortecki Estágiaria/Serviço Social
Ana Paula dos Santos Estágiaria/Serviço Social
Daniele Rodrigues da Silva Estágiaria/serviços gerais
Leozenilda de Souza Estágiaria/serviços gerais
Joseani da Rosa Lavanderia
Cleonice Faustino Cozinheira

Adriana Vieira Glugoski                                 Cuidadora