Mutirão castra 260 cães e gatos

O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Francisco Beltrão, realizado na semana passada no bairro Padre Ulrico, atendeu 260 procedimentos. Destes, 224 animais são dos moradores do bairro e 36 animais de ONGs e associações de proteção dos animais. Neste caso as intervenções cirúrgicas foram feitas na Clínica Campo e Lavoura.

O Castramóvel será levado para diversos bairros, priorizando o atendimento de animais de famílias carentes, cadastradas nos programas sociais do município, e abrigados por Ongs. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde,  Andréa Zorzo de Almeida, será feita uma avaliação das demandas para a definição dos novos mutirões.

Nesta primeira etapa foram esterilizados 135 cães fêmeas, 56 machos, 45 gatos fêmeas e 24 machos. Todos os procedimentos, bem como a medicação necessária, foram oferecidos gratuitamente pela prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde.

Só estão sendo atendidos animais que vivem em domicílios. Os de rua serão beneficiados posteriormente, quando for implantado o Centro de Zoonoses. Os cadastros para as próximas etapas devem ser feitos no setor de Vigilância em Saúde da prefeitura ou com as agentes comunitárias de saúde.