Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Prefeitura esclarece sobre recursos da Saúde e comprova investimentos na MAC

Publicado em

Da assessoria

Rose Guarda: conta é para depósitos do Ministério da Saúde e pagamento de prestadores de serviços do Sus

Informações atualizadas sobre a movimentação de uma conta destinada ao recebimento de recursos da Média e Alta Complexidade (MAC) comprovam o investimento na área por parte da Prefeitura. Nesta semana, o vereador Cleber Fontana disse na tribuna da Câmara que o governo municipal não está investindo os recursos desta conta e insinuou a formação de um “caixa”.

“Esta é uma conta utilizada para o recebimento de recursos do Ministério da Saúde que nos são repassados todos os meses e que têm destinação específica, que é o pagamento dos nossos prestadores”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda. O dinheiro movimentado nesta conta serve para pagar, por exemplo, o ambulatório e as internações no Hospital São Francisco, os exames feitos nas clínicas e laboratórios conveniados ao Sus e também o CRE (Centro Regional de Especialidades).

Conforme demonstra o extrato atualizado da conta, boa parte dos R$ 3,1 milhões divulgados pelo vereador já foram pagos mediante a apresentação das faturas do hospital e dos laboratórios e clínicas conveniadas. “O extrato a que o vereador teve acesso é do saldo movimentado em quase todo o mês de outubro, e é um valor alto por contemplar os depósitos do Ministério da Saúde. Ao longo do mês, vamos faturando os serviços dos prestadores e pagando; hoje, por exemplo, ainda temos R$ 1,4 milhão na conta, dos quais cerca de um milhão será destinado para pagamentos”, elucida Rose.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto disse que a “preocupação do vereador é elogiável” e que a Prefeitura sempre está aberta para esclarecer dúvidas de lideranças e da população. “Temos, por exemplo, as audiências públicas quadrimestrais de prestação de contas que acontecem na própria Câmara e que são abertas à participação, inclusive do nobre vereador que preside a Comissão de Saúde da Câmara”, destacou.

Todas as informações referentes à movimentação de recursos do Ministério da Saúde com os municípios brasileiros pode ser conferida por qualquer cidadão através do portal do Fundo Nacional de Saúde, no site portalsaude.saude.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *