Conselho debate transporte coletivo

31 de janeiro de 2017

O transporte coletivo urbano de Francisco Beltrão foi o tema da primeira reunião do ano do Conselho Popular, entidade composta por representantes da administração municipal e de diversos segmentos organizados da sociedade. O encontro foi na sala de reuniões da prefeitura e contou com a participação do prefeito Cleber Fontana (PSDB) e do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antonio Pedron (PSC).

Os diretores da Guancino falaram sobre a necessidade do reajuste no valor da tarifa, conforme prevê o contrato de concessão. Também tiveram a oportunidade de explicar a situação atual da empresa, o funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade, avanços obtidos nos últimos meses e as metas de inovações para o futuro. Umas das decisões é que, nos próximos dias, será realizada uma pesquisa com os usuários para levantar os pontos satisfatórios e as sugestões de melhorias no sistema.

Tarifa aumenta nesta quarta-feira

O prefeito Cleber Fontana (PSDB) assinou decreto autorizando o reajuste no valor da tarifa do transporte a partir desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro. O reajuste está previsto no contrato de concessão e é definido através de uma fórmula adotada no contrato, levando em conta principalmente o aumento nos custos da empresa com combustíveis, pessoal e outros componentes.

A Guancino estava pleiteando aumento para R$ 3,40. No entanto, o decreto fixa o valor da tarifa em R$ 3,20. Para a meia passagem o valor é de R$ 1,60. No caso da bilhetagem eletrônica, o valor total da tarifa deve ter um desconto de três por cento. Cleber explica que a assessoria jurídica da prefeitura analisou os números  e dados apresentados pela empresa e a partir do parecer da equipe fixou os novos valores das tarifas.