“Aeroporto regional é a alternativa mais realista”, defende prefeito Cantelmo Neto

Luiz Bandeira, Cantelmo Neto, Edson Campagnolo, Agustinho Zucchi, Lessi Bortoli e Wilmar Reichembach na reunião da última semana

Segundo o prefeito Cantelmo Neto, a construção do aeroporto regional pode se mostrar uma alternativa mais realista frente aos pesados investimentos que teriam de ser feitos nas estruturas de Beltrão e Pato Branco. “Os estudos realizados nos últimos anos indicam que os aeroportos dos dois municípios teriam que receber mais de R$ 60 milhões cada para comportar um segmento de aeronaves de porte médio. Com a mesma quantidade de dinheiro é possível fazer um aeroporto mais moderno e adequado para receber aeronaves de grande porte e que vai suprir a demanda da região por linha aérea da mesma forma”, afirma Neto.

Na última semana, Neto participou de reunião na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, em Curitiba, com prefeitos de Pato Branco (Agustinho Zucchi), Renascença (lessir Bortoli) e Marmeleiro (Luiz Bandeira), que também preside a Amsop, além de lideranças da região. Em pauta, o encaminhamento para que a Sac realize estudos preliminares para a implantação de um aeroporto regional em Renascença.

Desde 2013 Beltrão vinha trabalhando no projeto de modernização do aeroporto municipal Paulo Abdala através do Plano de Aviação Regional, do governo federal. O prefeito Neto acompanhou toda tramitação do anteprojeto, participando inclusive de reunião com a bancada paranaense de deputados federais, mas no final do ano passado os projetos de ampliação dos aeroportos de Beltrão e Pato Branco foram considerados inviáveis pela Secretaria de Aviação Civil devido ao alto custo do investimento.

Agora, a Sac está estudando a construção de um único aeroporto para atender a região. Um estudo de 2005 indica que uma área em Renascença é o melhor local para abrigar a estrutura. “O olhar que os técnicos da Sac têm é de pensar um aeroporto que comporte uma demanda para mais de 20 anos e em um local adequado. São critérios técnicos e não políticos que definem isso”, pontua o prefeito Cantelmo Neto que ressalta ainda a maior adesão de forças políticas, como prefeitos, deputados e instituições representativas, para a construção de um aeroporto regional.