Movimentação do setor agropecuário se intensifica com chegada de animais à Expobel

7 de março de 2016

Marcos Rovani (Rural Leite), Nelcir Basso (Desenvolvimento Rural) e Claudio Borges (Sociedade Rural) têm boas expectativas para mostra de animais e fechamento de negócios

Os pavilhões do setor agropecuário do parque de exposições Jayme Canet Jr já estão preparados para receber centenas de animais que participam das exposições e julgamentos da feira. O gado começa a chegar nesta terça-feira (8) e até domingo uma extensa agenda montada pela Prefeitura, Sociedade Rural e Rural Leite irá movimentar o setor.

“A Expobel serve como uma vitrine para mostrar as qualidades do nosso gado, desde os pequenos aos grandes produtores, e também como uma oportunidade de fechar bons negócios, sendo um dos setores que mais movimenta dinheiro na feira”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural de Beltrão, Nelcir Basso.

Logo no primeiro final de semana da feira, a Sociedade Rural realizou seu maior leilão de gado de desmama e comercializou mais de 1.600 cabeças e cerca de R$ 2 milhões. A entidade ainda fará mais um leilão de gado geral no próximo domingo e também julgamento, além da exposição de gado bovino de diversas raças, de ovinos e caprinos e o rodeio montaria a partir de quinta.

Vacas das raças jersey e holandesa também participam de julgamentos e exposição. Organizada pela Rural Leite, o segmento de gado leiteiro promete trazer os chamados animais de argola, os melhores exemplares de cada raça da região, para a feira.

Sexta será o dia da agricultura familiar na Expobel

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está programando diversas atividades para o que chama de dia da agricultura familiar na Expobel, na próxima sexta (11). O ponto alto da programação é a assinatura do protocolo de intenções para instalação da unidade da Embrapa no Sudoeste, que contará com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

No mesmo dia ainda haverá reunião do Grupo Gestor do Território, evento com alunos do campo, palestras sobre a Normativa 16 e as perspectivas da agricultura familiar e o julgamento dos animais que participam do Clube da Bezerra, programa beltronense que incentiva a sucessão familiar no campo. A Prefeitura de Beltrão também oficializará a parceria com a Itaipu e CI Biogás para instalação de biodigestores nas propriedades do município.

“Estamos envolvendo diversas instituições ligadas à temática da agricultura familiar para trazer autoridades e produtores para um dia bastante significativo na Expobel”, afirma Basso. Nesta terça e quinta, a entrada na Expobel é gratuita.