Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Com cara de “primeiro passo”, ciclofaixa de 3,2 km é inaugurada em Beltrão

Publicado em

Da assessoria

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, puxou a pedalada que inaugurou a ciclofaixa da rua Curitiba

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, puxou a pedalada que inaugurou a ciclofaixa da rua Curitiba

Os ciclistas que inauguraram a ciclofaixa da rua Curitiba, no sábado, com uma pedalada aprovaram o novo espaço, destinado exclusivamente ao tráfego de bicicletas. A expectativa demonstrada pelos participantes do evento é de este seja um “primeiro passo” de uma série de ciclofaixas que poderão ser construídas pela cidade.

O prefeito em exercício, Eduardo Scirea, puxou a pedalada desde o parque de exposições e, na chegada ao calçadão, disse que o município deverá ampliar os espaços destinados a meios alternativos de mobilidade. “Nossa ideia é fazer um circuito interligando os parques da cidade, mas também estimular o uso da bicicleta para deslocamentos do dia a dia, como ir ao trabalho”, destacou.

Inaugurada no sábado, a ciclofaixa percorre toda a rua Curitiba, que tem 3,2 km de extensão, e é a primeira da cidade sinalizada e adequada para o tráfego em dois sentidos. A nova pista faz parte do projeto de implantação do binário nas ruas Curitiba e Tenente Camargo e visa, também, cumprir a Lei de Mobilidade Urbana, que obriga municípios brasileiros a priorizar meios de transporte não motorizados e coletivos.

Seu Vanderlei Dambros, que há dez anos adotou a bicicleta para seus deslocamentos, inclusive até o trabalho, afirma que é preciso “projetar as cidades para serem mais humanas” através da ampliação de iniciativas como a da ciclofaixa. “Precisamos que, aos poucos, os espaços particulares sejam diminuídos e os coletivos e alternativos ampliados para as pessoas”, disse.

O cicloativista Felipe Grisa também gostou da novidade e acredita que a ciclofaixa será um incentivo para o uso da bicicleta. “É um espaço privilegiado, bem sinalizado e que deve incentivar as pessoas, que muitas vezes não utilizam a bicicleta por falta de segurança”, afirmou.

Na chegada da pedalada, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) distribuiu uma cartilha com orientações aos ciclistas e sorteou uma bicicleta oferecida pela Safira Fitness entre os participantes.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *