Orçamento de Francisco Beltrão teve superávit de R$ 1,2 milhão em 2015

1 de fevereiro de 2016

Modelo de governo e eficiência da gestão fiscal contribuíram para o resultado positivo; receitas do ano superaram a previsão orçamentária

Prefeito Cantelmo Neto apresentou a situação financeira do Município na primeira sessão da Câmara

As receitas da Prefeitura de Francisco Beltrão no ano passado foram maiores que o total de despesas, segundo apresentou o prefeito Antonio Cantelmo Neto aos vereadores nesta segunda-feira (1), durante a primeira sessão legislativa do ano. Em 2015, o Orçamento do Município fechou em R$ 203,8 milhões, valor 1% acima do previsto e R$ 1,2 milhão maior que as despesas e investimentos feitos pelo governo municipal.

“Esse resultado positivo em nossas finanças é um reflexo de como Francisco Beltrão vai bem: não precisamos aumentar impostos e tributos e mesmo assim conseguimos cumprir e até passar a previsão orçamentária, consequência do aumento de repasses através de convênios para obras e de um modelo de gestão fiscal que visa tornar a atuação do governo mais eficiente, mas sem desperdiçar os recursos públicos”, explicou o prefeito Cantelmo Neto, que apresentou o resultado financeiro do Município em 2015 na Câmara.

O principal destaque do Orçamento do ano passado foi o investimento em saúde e educação, que juntos somaram 61,6% da receita corrente líquida (RCL), bem acima dos 40% preconizados em lei. Outro índice positivo é com relação ao endividamento do Município, que em 2015 ficou em apenas 15,27% da RCL quando o permitido é de até 120%. O gasto com pessoal é de 48%, abaixo do limite prudencial de 51,3%.

Ao longo do ano, a Prefeitura manteve todas as obrigações, como o repasse de R$ 2,8 milhões à Câmara de Vereadores e a complementação para o fundo de previdência dos servidores municipais (Prevebel), que já passa de R$ 64 milhões.

Além da prestação de contas e entrega do relatório a Comissão de Finanças e Orçamento, o prefeito Cantelmo Neto também apresentou as metas do governo municipal para este ano. Atualmente, estão em construção seis escolas e 11 unidades de saúde e um dos focos será a melhoria urbanística e de infra-estrutura das vias da cidade.