Violência Sexual

4 de maio de 2017

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Francisco Beltrão vai realizar uma série de atividades fazendo parte da campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, realizada em todo o Brasil neste mês de maio. O Creas é o instrumento de proteção social especial que oferta serviço especializado e continuado para famílias e cidadãos em situação de ameaça ou violação de direitos.

A data de 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Neste dia, em 1973, em Vitória (ES), um bárbaro crime chocou o país e ficou conhecido por “Caso Araceli”. Uma menina de oito anos foi raptada, estuprada e morta por um grupo de jovens. Mesmo se tratando de um crime hediondo, até hoje está impune.  Devido a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data e o mês de maio se tornaram referência em mobilizações, sensibilização e conscientização.

De acordo com Sueza Odoni, assistente social coordenadora do Creas, o objetivo é convocar a sociedade para participar da luta em defesa dois direitos das crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre de abusos e da exploração”, enfatiza.  A meta é envolver a família, sociedade civil e instituições, para que todos assumam o compromisso de enfrentamento da violência sexual.

Sueza alerta que uma das formas de enfrentamento do problema é a denúncia. Explica que no Brasil existe o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos, onde as pessoas podem encaminhar as denúncias. O atendimento é diário, das 08h00 às 22h00, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem gratuita. Em Francisco Beltrão também podem ser feitas no Conselho Tutelar, telefone 3523-12-43, ou na delegacia da Polícia Civil.

Programação

O Creas definiu a seguinte programação para o decorrer do mês:

– Dia 09 de maio, às 14h00, lançamento da campanha na Câmara de Vereadores

– Dia 11 de maio, também 14h00, caminhada pelas ruas do bairro Padre Ulrico, com saída na rua das Patativas e término em frente ao Colégio Estadual Léo FLach

– Dia 18 de maio, das 09h00 às 15h00, atividade no Calçadão para divulgação da rede socioassistencial disponível no município

– Dia 24 de maio, às 19h30, no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Junior, palestra com a professora e doutora Zelimar Bidarra, abordando a importância da articulação no enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

IMG_8060




Pular para o conteúdo