Coleta de Resíduos

Em Francisco Beltrão, a gestão de resíduos sólidos é estruturada para atender eficientemente tanto a área urbana quanto parte da zona rural.

A coleta de resíduos domiciliares abrange 100% do perímetro urbano e grande parte da zona rural.

  • A operação conta com uma frota própria para a coleta de recicláveis e uma frota terceirizada para a coleta de orgânicos e rejeitos.
  • A frequência da coleta varia de uma a sete vezes por semana, dependendo da região.

🔎 Para saber o dia de coleta em seu endereço, acesse abaixo:

📌 Mapa de coleta de recicláveis

📌 Mapa de coleta de Orgânicos


Resíduos Recicláveis

A coleta dos resíduos recicláveis é realizada pelos caminhões do Município de Francisco Beltrão.

💡 Importante: Os resíduos recicláveis que devem ser destinados para essa coleta estão apresentados conforme as orientações da imagem a seguir.

PANFLETO COLETA SELETIVA

No Centro de Francisco Beltrão, existem contentores amarelos disponibilizados para a destinação correta dos resíduos recicláveis.

🟡 Importante: Esses contentores devem ser utilizados exclusivamente para resíduos recicláveis. A mistura com outros tipos de resíduos prejudica o processo de triagem e reciclagem, além de causar impactos negativos ao meio ambiente. ♻️ Faça sua parte! 🌍💚

A triagem dos resíduos recicláveis no município é realizada por cooperativas locais, incluindo:

  • Marrecas Cooperativa de Reciclados (MARCOP)
  • Associação Plast Silva
  • Cooperativa Renove Reciclagem

Para participar, os moradores podem retirar gratuitamente uma bolsa amarela na Secretaria de Meio Ambiente, no Poupatempo São Miguel e no Poupatempo Cidade Norte, destinada ao armazenamento de materiais recicláveis.

💡 Importante: A separação dos resíduos é uma responsabilidade do cidadão e não está condicionada ao uso da bolsa específica. O essencial é separar corretamente os recicláveis para contribuir com a destinação adequada e a preservação do meio ambiente.


Resíduos Orgânicos

A coleta dos resíduos orgânicos é realizada por caminhões de empresa terceirizada.

🟤 Importante: Os resíduos coletados são exclusivamente de origem domiciliar, incluindo resíduos orgânicos de cozinha e banheiro.

Os contentores azuis, situados no centro e em alguns bairros de Francisco Beltrão, são destinados à coleta de orgânicos. Esses contentores têm como objetivo facilitar a separação e o descarte adequado de resíduos orgânicos

Resíduos de grama cortada e/ou folhas:

Resíduos como grama e folhas não são coletados pelos caminhões compactadores, mas podem ser recolhidos pela equipe da Secretaria, com prévio aviso pelo telefone ou ainda pelo Whatsapp (46) 99128-0606.

Coleta de resíduos no perímetro rural – Interior:

Para a coleta de resíduos no interior do município, são construídos PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de Resíduos, onde devem ser depositados resíduos recicláveis e resíduos de banheiros (como fraldas, papeis higiênicos e absorventes). Atualmente estão ativos 80 PEVs no interior.

Contato: Para mais informações ou em caso de dúvidas, ligue: (46) 99104-8442 – (46) 98815-1834  ou ainda pelo Whatsapp (46) 99128-0606.

CAMPANHA SOBRE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou campanha intensificando a obrigatoriedade da separação de materiais recicláveis em domicílios e no comércio. A lei existe desde o ano de 2010, tanto a Lei Federal n° 12.305/2010 quanto a Lei Municipal nº 3724/2010, que tratam sobre a responsabilidade compartilhada, em que prevê que o proprietário tem a obrigação de separar e dispor de forma adequada os resíduos domiciliares, nos dias correspondentes a cada tipo de coleta (orgânica ou reciclável).

PANFLETO COLETA SELETIVA

A Lei prevê penalidades que poderão ser aplicadas quando da não separação. A primeira medida a ser tomada será o não recolhimento do material que não estiver separado.  

MEIO AMBIENTE RECUPERA ÁREA DE DESCARTE DE LIXO

MEIO AMBIENTE RECUPERAÇÃO DESCARTE DE LIXO - ANTES E DEPOIS

 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Francisco Beltrão realizou trabalho de recuperação em um ponto no interior do município, localizado nas margens da PR 180, na comunidade do Rio Tuna. O local anteriormente era destinado à coleta de lixo reciclável gerado pelas propriedades do interior. Porém, o espaço acabou se tornando uma área de descarte de todos os tipos de entulhos, em grande parte por moradores de municípios vizinhos, que passavam pela rodovia.

Agora foi fixada uma placa que identifica a proibição do ato de descarte no local. “Contamos com o auxílio da Polícia Ambiental para realizar a fiscalização da área e quem desrespeitar a lei estará sujeito a multa”, afirmou o Secretário Adriano David. O Diretor de Meio Ambiente, Vilmar Rigo, também acompanhou a ação e destacou a importância da preservação do local, onde também ocorreu o plantio de árvores.

CRONOGRAMA DA COLETA DE RESÍDUOS – ORGÂNICOS E RECICLÁVEIS

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal



Pular para o conteúdo