VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

Endereço: Rua Octaviano Teixeira dos Santos, n° 1306, fundos, Centro

Telefone: (46) 3520-2194

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS:

Coordenadora do Vigilância Socioassistencial

Daniele Fagundes – Psicóloga, com Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e Direitos Humanos.

Coordenadora do Cadastro Único

Eliane Steimbach – Economista Doméstico, com Especialização em Gestão de Políticas Sociais.

A concepção da Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial deve apoiar atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas:
a) sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos;

b) sobre os padrões de oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais, considerando questões afetas ao padrão de financiamento, ao tipo, volume, localização e qualidade das ofertas e das respectivas condições de acesso.

Dentre as funções, destacam-se:

  • Elaborar e atualizar periodicamente o diagnóstico socioterritorial
  • Elaborar junto a Gestão Municipal de Assistência Social, aos serviços socioassistenciais aos respectivos conselhos os seus Planos Municipais;
  • Colaborar no planejamento das atividades pertinentes ao cadastramento e atualização cadastral do Cadastro Único;
  • Utilizar a base de dados do Cadastro Único como ferramenta para  construção de mapas de vulnerabilidade social dos territórios, para traçar o perfil  de populações vulneráveis e para estimar a demanda potencial dos serviços;
  • Disponibilizar informações sobre a rede socioassistencial e sobre os atendimentos por ela realizados para os demais setores do Órgão Gestor, para os próprios serviços e para o Controle Social, contribuindo com a função de fiscalização e controle desta instância de participação social.
  • Fornecer sistematicamente às unidades da rede socioassistencial, especialmente aos CRAS e CREAS, informações e indicadores dos territórios;
  • Coordenar e acompanhar a alimentação dos sistemas de informação que provêm dados sobre a rede socioassistencial e sobre os atendimentos por ela realizados;
  • Analisar periodicamente os dados dos sistemas de informação anteriormente referidos, estabelecer, com base nas normativas existentes e no diálogo com as demais áreas técnicas, padrões de referência para avaliação da qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial e monitorá-los por meio de indicadores;
  • Articular em nível municipal, com as coordenações da Gestão do Suas, Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial da Secretaria, as atividades de monitoramento da rede socioassistencial pública e privada, de forma a avaliar periodicamente a observância dos padrões de referência relativos à qualidade dos serviços ofertados.

PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA EDUCAÇÃO – INCLUSÃO NOS CMEIS

BOLETINS INFORMATIVOS

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PERIÓDICOS




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