Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
4 de fevereiro de 2025
Da assessoria
Em Francisco Beltrão houve um aumento de 30% no número de atendimentos, foram atendidos 504 consumidores somente agora no mês de janeiro de 2025, buscando informações e registrando reclamações, comparado ao mesmo mês do ano passado com 387 atendimentos.
De acordo com um estudo recente realizado pela Fundação Procon, os consumidores brasileiros estão se tornando cada vez mais conscientes e antenados na busca por seus direitos. O estudo revelou que, nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de reclamações registradas nos Procons de todo o país.
Os dados mostram que, em 2024, foram registradas mais de 3,5 milhões de reclamações, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. As principais razões para essas reclamações foram relacionadas a problemas com serviços de telefonia e internet, além de questões relacionadas a compras online e serviços financeiros.
Em Beltrão, foram 4052 reclamações registradas, sendo mais de 50% relacionado aos Bancos e Financeiras, em segundo telecomunicação (telefonia e internet) e em terceiro lugar eletrodomésticos, e em quarto lugar a saúde e os demais atendimentos em diversas áreas.
Sendo assim, é evidente que os consumidores brasileiros estão se tornando mais conscientes e informados sobre seus direitos. E o PROCON está a serviço da População.
DICAS PARA OS CONSUMIDORES:
– Leia atentamente os contratos e termos de serviço antes de assinar;
– Verifique a reputação da empresa antes de fazer uma compra, principalmente pela internet;
– Mantenha registros de todas as transações e comunicações com a empresa;
– Evite realizar pagamentos via PIX para terceiros ou CPFs quando a compra for feita com um CNPJ;
– Não hesite em buscar ajuda nos Procons ou outras autoridades de defesa do consumidor caso necessário.
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