Beltrão terá “minicidade” para trabalhar educação no trânsito com crianças

25 de junho de 2025

Uma parceria firmada nesta semana vai trazer para Francisco Beltrão uma nova ferramenta de educação no trânsito para crianças. O Detranzinho é uma minicidade que simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos, e será implantado no município por meio de uma parceria entre a Prefeitura com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Atualmente, Beltrão já possui uma escola de trânsito voltada para crianças. Na nova proposta, a ideia é criar um espaço com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória. No local, haverá ainda bicicletas e mini veículos elétricos que podem ser abastecidos em pequenos eletropostos. Eles serão utilizados pelas crianças como parte das atividades de aprendizagem.

Para debater a proposta, o prefeito Antonio Pedron recebeu nesta quarta-feira (25) a chefe da 30ª Ciretran, Marilda Galvan. Agora, o convênio será oficializado e o Município irá disponibilizar um espaço para implantação da minicidade. “O Detranzinho é uma evolução do que já temos em relação à educação no trânsito de crianças e jovens. E esse é um tema que merece cada vez mais atenção, por isso somos parceiros nesta proposta”, cita o prefeito Pedron.




Pular para o conteúdo