CMEV | COMISSÃO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

A COMISSÃO MUNICIPAL de Enfrentamento às Violências CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE – Francisco Beltrão – PR é constituída por representantes dos diversos órgãos, serviços, programas e equipamentos das políticas públicas e demais órgãos que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos, que trabalharão de forma integrada e coordenada, destinadas a promover a articulação intersetorial entre as redes de atenção, proteção e garantia de direitos das pessoas em situação de violência.

INSTRUMENTAL DE REVELAÇÃO ESPONTÂNEA

De violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente

VOCÊ SABE COMO AGIR DIANTE DE UMA REVELAÇÃO ESPONTÂNEA DE VIOLÊNCIA SEXUAL?

Quando uma criança ou adolescente nos escolhe, nos tornamos pontes que conectam a revelação da violência às diversas instituições e profissionais que têm condições efetivas de auxiliar no atendimento do caso.

Não devemos, em nenhuma hipótese, encaminhar a vítima para contar para outra pessoa ou chamar outro profissional que consideramos mais adequado para esse momento. Lembre-se que a escolha foi contar para você!

Portanto, devemos contar a gestão da instituição, para nos apoiar e orientar no processo de encaminhamento do instrumental de REVELAÇÃO ESPONTÂNEA.

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO:

  • Este INSTRUMENTAL deve ser preenchido de forma digitada.
  • Após preencher, salve o arquivo e envie, no e-mail:

conselhotutelar@franciscobeltrao.pr.gov.br

Telefones: (46) 3523-1243; (46) 3523-0597; (46) 98406-8504

ESCUTA ESPECIALIZADA

Endereço: Rua Octaviano Teixeira dos Santos, n° 1306, Centro, anexo ao Conselho tutelar

O Conselho Tutelar encaminha o instrumental de revelação espontânea ao profissional responsável pela Escuta Especializada, o qual analisa a qualidade do relato recebido e verifica a necessidade — ou não — de realizar a escuta com a criança ou adolescente. Essa análise tem como objetivo evitar a revitimização da criança e/ ou adolescente, visando verificar se o relato já atende aos critérios necessários para a sua proteção. Caso se conclua que o conteúdo do relato é suficiente, a escuta especializada não será realizada, sendo o caso encaminhado para a rede de proteção, conforme a necessidade identificada.

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência sexual contra criança ou adolescente, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade, que é a garantia de proteção e o cuidado, bem como evitar a revitimização, ou seja, que as crianças/adolescentes precisem falar sobre a violência em diferentes locais de atendimentos. A partir da escuta especializada são realizados os encaminhamentos para a rede de proteção, conforme a necessidade e realizado estudo de caso, se preciso for. Esse serviço encontra-se situado junto a sede do Conselho Tutelar, com horário de funcionamento das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.

Fluxos

Fluxograma 01 – Atendimento à criança e ao adolescente vítima de violência sexual até 72 horas em Francisco Beltrão

Fluxograma 02 – Atendimento à criança e ao adolescente vítima de violência sexual após 72 horas em Francisco Beltrão

Fluxograma 03 – Atendimento à criança e ao adolescente vítima de outros tipos de violência, com necessidade hospitalar em Francisco Beltrão

Fluxograma 04 – Atendimento à criança e ao adolescente vítima de outros tipos de violência, sem necessidade hospitalar em Francisco Beltrão

ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO FICHA SINAN ESPECIALIZADA

FLUXO INTERNO FUNCIONAMENTO DA REUNIÃO DAS REDES DE PROTEÇÃO




Pular para o conteúdo