Prefeitura inicia preparação para avenida no Água Branca

2 de junho de 2014

O motorista Deni Chiapetti, engenheiro Vanios Biehl, topógrafo Osvaldo Schoffen e o secretário de Urbanismo José Carlos Vieira acompanham o início dos trabalhos

As máquinas da Prefeitura iniciaram nesta segunda-feira a preparação da rua Pato Branco, no bairro Água Branca, que será pavimentada e irá virar uma avenida. Retroescavadeira, escavadeira e até um rompedor são utilizados nesta etapa, em que é feito o nivelamento da via para evitar aclives e declives e a melhoria dos acessos a ruas transversais.

“O projeto elaborado pela equipe de topografia prevê a retirada dos chamados pontos de picos para um melhor nivelamento da via; em outras palavras, é para deixar a rua mais plaina”, explica o secretário de Urbanismo, José Carlos Vieira. Além do nivelamento, a Prefeitura ainda irá transferir postes de iluminação pública em alguns pontos.

A nova avenida será feita em uma rua já existente, que vai desde o entorno da capela do bairro São Cristóvão até a PR-483, no Água Branca. A estrada foi o primeiro acesso a então Vila Marrecas e somente agora, com o surgimento de loteamentos nas proximidades e consequente urbanização, será pavimentada com calçamento.

O investimento na avenida é de quase R$ 1 milhão, boa parte dos recursos oriundos do governo federal, através de emenda no Ministério das Cidades feita pelo deputado Assis do Couto.

A primeira etapa do projeto prevê a construção de uma avenida com 16 metros de largura em toda a extensão, de mais de 1 km, em duas pistas com estacionamento lateral, calçada e a primeira ciclovia de Beltrão. O projeto também inclui a capacidade de aumento da largura para 25 metros, em uma segunda etapa de obras.

A ordem de serviço, que é o último passo para início das obras, já foi assinada pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto e a pavimentação deve iniciar nos próximos dias.