Prefeitura elabora projeto para revitalizar acesso a UTFPR e Colégio Agrícola

11 de novembro de 2015

Vice-prefeito Eduardo Scirea e o topógrafo Osvaldo Shoffen apresentam o levantamento inicial do projeto de revitalização da via de acesso a UTFPR ao diretor da universidade, Alexandre Alfaro

A construção de calçadas, ciclovia e o recapeamento completo da via que liga a trincheira do bairro São Miguel até a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) estão previstos no projeto elaborado pela Prefeitura para revitalizar o trecho. A Secretaria de Urbanismo já realizou o levantamento topográfico do local para avaliar a viabilidade da proposta e irá iniciar o projeto arquitetônico e de engenharia.

“Estamos fazendo todos os levantamentos necessários para podermos avaliar a dimensão das melhorias, como fazer – já que é uma região de aclive – e quanto custará. É um projeto audacioso, mas essencial para dar mais seguranças aos estudantes e moradores daquela região da cidade”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Eduardo Scirea.

Grande parte da linha Santa bárbara, onde está a UTFPR, Colégio Agrícola e um novo loteamento que abrigará as famílias atingidas pela trincheira, está no perímetro urbano de Beltrão e tem previsão de crescimento demográfico para os próximos anos.

Atualmente, cerca de 1.500 pessoas entre alunos e funcionários do colégio e UTFPR transitam pelo acesso, sem contar moradores próximos da região. Para o diretor do campus da universidade, Alexandre Alfaro, que se reuniu com Scirea para conhecer o projeto, a revitalização trará mais segurança para os usuários da via. “Será um grande impacto na questão urbanística e que irá melhorar as condições de tráfego, principalmente porque trará mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas”, afirmou.