Prefeitura começa a executar primeiras calçadas do programa Novos Caminhos

29 de outubro de 2015

Através da parceria em que moradores pagam apenas o paver, Prefeitura dá mão de obra e produtos complementares para construir calçadas no centro e bairros

 

Da assessoria

Mais de 600 m2 de calçadas já foram construídas em vários pontos da cidade através do programa Novos Caminhos, da Prefeitura de Francisco Beltrão. Por meio do programa, o governo municipal incentiva a construção de novos passeios fornecendo a mão de obra e produtos complementares, como o pé de pedra e areia, e os moradores compram apenas o paver.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto vistoriou algumas calçadas do Novos Caminhos e destacou que a parceria melhora a segurança de pedestres. “A questão da acessibilidade de pedestres era uma demanda que tínhamos, mas que agora vamos conseguir melhorar em muito graças à parceria que fizemos com os próprios moradores. Fica um trabalho bem feito, bonito, e que, acima de tudo beneficia o tráfego de pessoas, sem risco de queda ou atropelamento”, afirmou o prefeito.

Neto visitou os locais acompanhado do diretor de Mobilidade Urbana, Alberto Andrade, que coordena o recém criado departamento e tem como prioridade a articulação e implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, criada a partir da lei federal 12.587.

O principal objetivo do programa é suprir um déficit de calçadas existentes hoje em Beltrão. Além de não estarem padronizados, muitos dos espaços dedicados aos pedestres estão danificados ou não são pavimentados e tomados pelo mato, gerando cerca de 30% das reclamações que chegam até a Secretaria de Urbanismo.

Os proprietários de imóveis interessados na parceria devem aderir ao programa, realizando um cadastro junto à Secretaria de Urbanismo, que vistoria o local e, aprovando o projeto, autoriza e programa a execução do serviço. Atualmente, seis calçadas novas são feitas toda semana através do Novos Caminhos, que inicialmente está priorizando ruas dos binários e as vias da área central; outras etapas irão contemplar as calçadas dos bairros.




Pular para o conteúdo