Novo modelo de limpeza pública amplia ruas e frequência do serviço

A melhoria na qualidade da limpeza pública foi o principal ponto destacado pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, durante a apresentação do novo modelo do serviço, que começou a funcionar nesta segunda-feira (18) em Francisco Beltrão. As mudanças no sistema de limpeza foram apresentadas a profissionais de imprensa, secretários e empresários durante café da manhã na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A varredura de ruas, que até então era feita por servidores da Prefeitura, agora será realizada pela Engegreen, empresa vencedora da licitação para o serviço, que passa a ser feito em mais ruas, com melhor qualidade, maior frequência e em horários pré-estipulados. “O serviço irá melhorar significativamente; dará um novo aspecto à área central da cidade e teremos um custo mensal muito próximo do que tínhamos anteriormente”, explica Scirea.

A Prefeitura estima gastar cerca de R$ 40 mil com o novo modelo, que passará a atender 850 km de ruas todo mês e irá mais que duplicar a atual abrangência da limpeza pública. As vias do anel central serão limpas todos os dias antes das 8 horas, outras do entorno receberão o serviço ao longo do dia e vias de ligação com os bairros terão frequência de limpeza entre uma e três vezes por semana.

Os servidores que vinham trabalhando na limpeza pública serão remanejados e formarão duas novas equipes para cuidar do asseio de praças, parques e equipamentos públicos.

Durante a apresentação do modelo, Scirea ouviu sugestões e respondeu questionamentos sobre o novo modelo, que também foi apresentado por Fabio de Melo e Ricardo Bonin, da Engegreen. O contrato assinado nesta segunda-feira tem prazo de um ano, período no qual o governo municipal ira acompanhar e fiscalizar o cumprimento das melhorias.

Novas lixeiras no Centro

A partir do próximo mês a Prefeitura começa instalar na área central novas lixeiras para o acondicionamento e recolhimento do lixo orgânico e reciclável, mas em um novo modelo, com os chamados contêineres. Além disso, as vias de ligação entre o centro e bairros – como a União da Vitória, Porto Alegre, General Osório e Atílio Fontana – serão limpas periodicamente com equipamentos mecânicos.