Beltrão é um dos primeiros municípios a aderir à campanha de prevenção de afogamentos

9 de julho de 2015

Da assessoria

Placas instaladas no parque do Industrial seguem padronização internacional para ambientes aquáticos

Placas instaladas no parque do Industrial seguem padronização internacional para ambientes aquáticos

Os parques ambientais de Francisco Beltrão começaram a receber nesta semana placas proibindo a entrada de pessoas nos lagos. A identificação segue um modelo nacional da campanha Águas Seguras, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), e visa prevenir afogamentos nestes locais.

Beltrão foi um dos primeiros municípios brasileiros a aderir à campanha, que no município é executada pela Prefeitura e 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros. “É uma medida simples, mas que, alertando para o perigo de se entrar nos lagos, pode evitar acidentes e afogamentos”, resume o vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Eduardo Scirea.

As placas são feitas a partir do padrão internacional de simbologia de ambientes aquáticos, o que facilita a identificação mesmo para estrangeiros, e estão sendo instaladas no Parque Boa Vista, no Industrial, e Alvorada.

O comandante do SGBI, mj. Antonio Schinda, explica que a identificação integra um projeto de prevenção a afogamentos que a instituição pretende implantar nos 27 municípios de abrangência do quartel de Bombeiros. “Dentro do conceito de cidades resilientes pretendemos implantar a identificação padronizada em lagos, rios e represas de toda a região para alertar e orientar sobre os perigos de adentrar a algumas áreas consideradas de risco”, explica.




Pular para o conteúdo