Arborização urbana recebe 600 novas árvores  

19 de setembro de 2023

       A secretaria municipal e Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Francisco Beltrão está intensificando o plantio de árvores no perímetro urbano e cumprindo o Plano Municipal de Arborização. Dentre as atividades, o plantio de mudas de árvores nas calçadas tem sido uma constante. Neste ano foram plantadas mais de 600 árvores.

       Conforme o cronograma da secretaria, a cada semana uma rua é atendida para reposição de espécies que foram retiradas ou estão sendo substituídas. As mudas que tem em média mais de três metros de altura são em sua maioria produzidas no Viveiro Municipal. Outra parte é fornecida pela Copel.

      Além disso, em virtude de autuações que são aplicadas por corte ou poda irregular da arborização urbana, uma das penalidades é a doação pelo infrator de espécies de árvores que fazem parte da lista utilizada no plano de arborização. Nos últimos 12 meses foram 58 infrações referentes a podas irregulares de árvores em vias públicas.

      Quando a secretaria autoriza a retirada de alguma árvore da calçada solicitada por um munícipe, com justificaiva plausível, é sugerido a doação de mudas para compensação. Neste ano, até este mês de setembro, foram plantadas mais de 600 árvores nos espaços públicos do município. Os serviços são coordenados pelo engenheiro ambiental Cristian Eduardo Spicker e realizados pelos técnicos Valmor Werle e Jacir Cales Cura.

                                          Programação do Dia da Árvore

       Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. Para marcar a passagem da data, uma série de atividades serão realizadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente. Das 09h00 às 17h00, no Calçadão, tem distribuição de mudas de árvores nativas. A equipe da secretaria também fará o plantio de árvores na rua Antonina.

        Às 09h30, no Calçadão, acontece o lançamento do Projeto de Avaliação Fitossanitária da Arborização Urbana. Das 09h00 às 17h00, tem recebimento de lixo eletrônico, lâmpadas, vidros e óleo de cozinha usado no Calçadão e nas unidades do Poupa Tempo do São Miguel e da Cidade Norte.




Pular para o conteúdo