Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

A Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque de Exposições Jaime Canet Jr, no bairro Miniguaçu, possui o quadro de funcionários composto por secretário: Adriano Roberto David, técnicos e agentes administrativos, servidores responsáveis pelo viveiro municipal, servidores responsáveis pelo aterro sanitário,  equipe responsável pela arborização e equipe responsável pela limpeza pública. E também, há uma equipe de servidores responsáveis pela coleta resíduos sólidos.

Dentre os vários programas da Secretaria de Meio Ambiente, um dos principais é a coleta de resíduos, dividida por bairros, a qual realiza a separação do lixo orgânico e reciclável, este com auxilio da Associação de Catadores de Papel de Francisco Beltrão. A Secretaria conta com uma frota própria de caminhões equipados que realiza o recolhimento dos resíduos em cada bairro, de duas a três vezes por semana.

Além disso, no município há o trabalho conhecido como “Ecopontos”, são locais de recebimento de materiais inservíveis de uso domiciliar, como: pneus, eletroeletrônicos, isopor, óleo de cozinha, remédios vencidos, pilhas e baterias.

Segundo o índice de arborização do IBGE (2015), o município possui 90,2% da área total arborizada. Em relação à arborização urbana, as atividades estão sendo iniciadas, primeiramente com plantio de mudas, onde o requerimento é realizado no Viveiro Municipal. As mudas distribuídas no viveiro constituem-se de espécies nativas, e também mudas de eucalipto, para produtores rurais. A distribuição de mudas é gratuita.

Há também a realização de atividades como a trituração de galhos , licença de corte de árvores urbanas, licenças ambientais municipais, análise de projetos ambientais.

Contribuição das Engenheiras Florestais: Danieli Regina Klein, Gabrielli Riboli Nava e Joseane Aparecida Derengoski – 2014/2015 (Com adaptações)

 

Secretário Municipal de Meio Ambiente:

Adriano Roberto David

Contato: (46) 3523-6347 ou (46) 3523-5137

E-mail: meioambiente@franciscobeltrao.com.br