Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

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Programa Tempo Integral

            A Educação em Tempo Integral é oferecida em cinco escolas municipais de Francisco Beltrão, sendo Escola M. Francisco Manuel no Bairro Novo Mundo,   Higino Antunes Pires Neto no Bairro Sadia , Madre Boaventura no Bairro São Miguel, Nossa Senhora do Sagrado Coração no Bairro Padre Ulrico e Recanto Feliz no Bairro Pinheirão. Neste ano  de 2015 (no mês de abril)  também iniciaram atividades do Programa Mais Educação as escolas Basílio Tiecher, Bom Pastor e Maria Basso Dellani.

           Ao todo estão sendo atendidos nestas unidades de ensino aproximadamente mil e cem alunos sendo que a maioria absoluta frequenta da Educação Infantil ao segundo ano do segundo ciclo, com exceção da Escola M. Basílio Tiecher que atende uma turma composta por alunos do 6º ao 9º ano.

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              Preocupando –se com a formação dos profissionais que trabalham com estes alunos, a Secretaria de Educação proporciona formação continuada. Neste ano, nos dias  12 e 13/02/15  na Escola Higino A. Pires Neto foram 16 horas de estudos, discussão, dinâmicas e decisões coletivas que objetivaram melhorar a prática nas escolas. Conforme decisão dos presentes e registro em ata do referido encontro, foi decidido que as entidades trabalharão algumas “áreas” em comum, sendo elas: acompanhamento pedagógico (que inclui a tarefa escolar), recreação, artes, artesanato, informática, ética e cidadania, hora de brincar, musicalização infantil e karatê, além de algumas atividades específicas de cada realidade escolar..

              Houve na data de 23/02/15, uma palestra de sensibilização para o projeto JEEP, com a psicóloga Lisbet Marcante Basso do SEBRAE de Pato Branco. O  mesmo será aplicado nas escolas que ofertam Educação em Tempo Integral a partir do mês de maio.

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              Na tarde do dia 26/02/15 aconteceu a palestra com a professora doutora  Lígia Martha Coelho da UNIRIO sobre Educação em Tempo Integral destacando as temáticas:  a integralidade da escola, proposta unificada – regular e atividades complementares, comprometimento de todos com o tempo integral, integral uma realidade indissolúvel…

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            Na semana de  24 a 27/03/15 foi realizada a formação para os professores que dentro da área “ Ética e cidadania” vão trabalhar o projeto JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos – que  propicia a participação da comunidade na escola, ao mesmo tempo em que contribui com o contexto social e ambiental local por focar como objetivos  principais:  o trabalho em equipe, o planejamento e “gestão de negócios” – totalizamos  28 horas de curso.

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 Aconteceu um Aulão de Karatê, na tarde de 19/04/15  para alguns alunos das Escolas Nossa Senhora do sagrado Coração ,  Higino Antunes Pires Neto e Madre Boaventura, com o mestre 7 º DAN Sergio Totamastsu de São Paulo, parceria entre a Academia Real Lince e Secretaria de Educação.

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As escolas que oferecem Educação em Tempo Integral foram contempladas com três espetáculos de dança proporcionados pelas renomadas escolas Ballet Mirna Pecoits, Biodança e Performance. Nas datas 10 e 11/04; 23 e 24/04/  e   09 e 10/05. Os eventos foram organizados pelo departamento de Cultura de Francisco Beltrão.

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 Uma  parceira entre o SESC – Unidade de Francisco Beltrão e a Secretaria de Educação já colocou em prática o Projeto Aprender e Jogar, pelo terceiro ano consecutivo.Este ano turmas nas escolas Higino Pires e Recanto Feliz estão sendo atendidas semanalmente.

 Numa reunião com o Secretário da Educação  Prof Viro e o gerente  da Unidade local do SESC Leandro Rodrigues foi entregue um documento afirmando o desejo de que outras parcerias se concretizem. O pedido agora é para que o SESC aplique o projeto Futuro Integral com as oficinas de Raciocínio lógico e Letramento para 100 alunos que participam da Educação em Tempo Integral. Serão 04 turmas, sendo 03 na Escola M. Madre Boaventura e 01 na Escola M. Francisco Manuel da Silva, atendidas duas vezes na semana por professores capacitados.  O objetivo principal destas oficinas é auxiliar no desenvolvimento integral dos educandos com atividades diversificadas e principalmente lúdicas. O início do projeto está previsto para o dia 27 de julho de 2015.

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No primeiro semestre de 2015 foram realizadas várias oficinas para alunos e comunidade escolar em geral, entre elas destacamos pintura em tecido com giz de cera; foguete de canudinho; cachecol de dedos; toalha com patch aplique e  relógio no prato . Uma parceria entre SMEC e SESC que vem dando certo.

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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – FCO BELTRÃO

RELATÓRIO DA SEMANA PEDAGÓGICA DO TEMPO INTEGRAL/2016

               Na semana de 15 a 19/02 do corrente ano, foi realizada a I Semana Pedagógica para os professores do Tempo Integral. Buscou-se parceira com o SESC – Unidade de Francisco Beltrão.No dia 15/02, houve palestra proferida pela professora Kathiane Ficanha que fez um histórico da Educação Integral e das atividades oferecidas em Tempo Integral, destacando autores como Anísio Teixeira, Manacorda, Marx, Zanela e Ficanha e a importância de planejamento priorizando a formação humana, independente da condição socioeconômica da família. Para o ano de 2016 estão sendo atendidos hum mil duzentos e cinquenta alunos no tempo integral onde recebem atividades diversificadas nas áreas de arte, recreação, dança, informática, artesanato, jogos pedagógicos, arte marciais, acompanhamento pedagógico entre outras. O ensino integral deve oferecer uma educação de qualidade emancipatória, ter planejamento coletivo e individual e acima de tudo comprometimento de todos os envolvidos.

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               No dia 16/02, no SENAC, por cedência de espaço, foram realizadas quatro vivências autorais, sendo Geometria divertida 1 e 2 e Jogos e desafios pedagógicos 1 e 2 que objetivaram propor atividades voltadas ao conhecimento do Letramento e Raciocínio Lógico. As vivências selecionadas para serem apresentadas também consideraram a realidade do contexto escolar quanto aos recursos materiais e humanos.

               Dia 17/02 foram trabalhadas as oficinas de patch aplique, de pintura a dedo, pintura em tecido com giz de cera e lixa e, oficinas de bordado – vagonite e correntinha.

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O dia 18/02 os professores elaboraram uma prévia do plano de ação para o Tempo Integral.

              Na manhã do dia 19/02, os professores participaram de uma palestra formativa com o consultor Pedro da Silva sobre “Planejamento em minha vida”. Destacou pontos como a responsabilidade da família versus da escola e orientou que todos devemos pensar em todas as ações que praticamos na escola, principalmente as pequenas atitudes realizadas no dia a dia. Defendeu que a educação é profissão e não vocação e recebemos para tal e precisamos desempenhar bem a função que escolhemos.

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             A semana pedagógica foi finalizada destacando-se:

- Pontos comuns dos Planos de Ação;

- Autonomia de cada escola em fazer sua organização interna;

- Turmas com números de alunos entre 20 e 25 matriculados;

- Ofício de materiais necessários para as atividades básicas;

- Outras formações que acontecerão ao longo do ano;

- Responsabilidade de cada professor com o trabalho que vai desenvolver.

Das avaliações é pertinente destacar:

A Semana Pedagógica proporciona conhecimento e interação do grupo.”

O conhecimento repassado pela palestrante Kathiane é algo que nós não conhecíamos a fundo, como foi posto, muito produtivo e ressaltou pontos que vimos que deve ser melhorado.”

O tema exigiria mais tempo, inclusive mais questionamentos.”

As avaliações nos apontaram sugestões para os próximos encontros como: contação de histórias, confecção de materiais didáticos, abordar os temas: sexualidade, informática, biscuit, elaboração do currículo, interdisciplinaridade, trabalhos manuais e outros.