Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Escola Oficina Adeliria Meurer

 

ESCOLA OFICINA ADELÍRIA MEURER

  A Escola Oficina Adelíria Meurer foi fundada inicialmente com o nome de Escola Integral e atendia somente meninos. Em maio de 1997 passou por uma reestruturação e foi então fundado Projeto Escola Oficina e desde a sua fundação está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. A Escola foi oficializada pelo Decreto Nº 283/2006 conta com um órgão de apoio que é a Associação dos Amigos da Escola Oficina, formada por pessoas da comunidade e com estatuto próprio.

A instituição desenvolve um trabalho sócio educativo com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pois a grande maioria dessas crianças vivia nas ruas buscando sua própria sobrevivência. Os adolescentes são preparados e encaminhados para o mercado de trabalho, os quais passam a fazer parte do Programa Menor Aprendiz o qual a instituição oferta em três modalidades: Vendedor Varejista, Repositor de Mercadorias e Auxiliar Administrativo. Este Programa é em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e APMIF.

Os alunos que não estão dentro da faixa etária para trabalhar, participam das oficinas com o objetivo de uma preparação futura. Muitas destas crianças e adolescentes que são atendidas pela escola, fazem parte de outros programas da Assistência Social, possibilitando uma interação entre programas, onde a busca pelo bem estar da família é garantida.

A Escola Oficina Adelíria Meurer atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, totalizando 250 crianças, os quais são divididos por grupos num total de seis no período matutino e seis no período vespertino conforme suas respectivas idades. O trabalho é desenvolvido por Educadores Sociais através de oficinas, cujo objetivo é trabalhar diversos assuntos que contribuam para formação pessoal das mais variadas formas de acordo com cada faixa etária.  O trabalho especializado com crianças e adolescentes são realizados através das oficinas abaixo especificadas.

 

CIDADANIA, COMUNICAÇÃO E TRABALHO

              As atividades buscam o resgate social de crianças e adolescentes, treinamento para inserção do adolescente no mercado de trabalho e desenvolvimento de sua cidadania plena, através da aprendizagem para vida pessoal e profissional com atividades sócio educativas.

São desenvolvidas atividades para formação psicossocial dos adolescentes com foco na formação cidadã dos mesmos, desta forma os alunos tem a oportunidade de desenvolver habilidades recebendo orientação social e educacional para o primeiro emprego. A temática relativa ao seu convívio social e familiar para os que estão iniciando no projeto busca desenvolver a união entre os integrantes do grupo e demais alunos, relacionando o respeito, a obediência, a hierarquia, responsabilidade, etc.

 

SAÚDE E BEM ESTAR

A oficina de Saúde e Bem Estar busca orientar os alunos em relação à higiene pessoal, cuidados com o corpo e alimentação saudável. Interação dos alunos com o conteúdo, incentivando o aluno a utilizar seu aprendizado no cotidiano.

  • Despertar no educando o gosto de se alimentar de forma adequada, evitando várias doenças.
  •  Entender a necessidade de se vestir adequadamente conforme o ambiente e a estação.
  • Reconhecer os procedimentos corretos para uma melhor higiene pessoal, social e mental.
  • Valorizar práticas que evitem desperdícios no uso cotidiano de recursos exemplo a água.
  • Fazer com que os alunos entendam a importância da reciclagem, para um melhor desenvolvimento no futuro.

 

 

ARTESANATO

 

Esta oficina tem como objetivo oportunizar os alunos a desenvolver suas habilidades manuais e descobrir seus talentos através das diferentes técnicas artesanais. Possibilitar aos alunos um ambiente harmonioso, desenvolvendo a capacidade de criar e reinventar, através da diversidade de materiais.

Constituem-se ainda como oportunidades de trabalho e renda, além de promover a sustentabilidade como alternativa de uso consciente de materiais e recursos disponíveis no dia a dia.

 

INFORMÁTICA

Na oficina de Informática as crianças e adolescentes tem a oportunidade de conhecer o computador e seus elementos de forma prazerosa e dinâmica. Através das atividades, estimula-se o pensamento criativo e prepara-se o aluno para o uso de novas tecnologias. Aprende a usar os recursos da informática, desenvolve habilidades tecnológicas básicas, explora, experimenta, levanta hipóteses, compara, toma decisões em diferentes programas, desenvolve a comunicação e expressão por meio do uso do computador.

 

LITERATURA

Nas atividades diárias a leitura é fundamental para desenvolver as capacidades mentais e estimula a criatividade e a imaginação, a afetividade. Auxilia na concentração, atenção, aprendizado da escrita, a oralidade, além de proporcionar o relaxamento do corpo e da mente.

Possibilita momentos de identificação, despertando emoções e senso de realidade, desperta o interesse pela leitura em sentido mais amplo não somente através dos livros, mas principalmente na busca para interpretar e fazer uma leitura de mundo.

 

ESPORTE

A oficina de esporte trabalha todos os assuntos voltados para área esportiva e recreativa e o bem estar dos alunos, através de atividades teóricas e práticas, que contribui para a escolha profissional proporcionando boas formas de qualidade de vida.

O aluno aprender a identificar cada esporte, vivenciando brincadeiras, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, raciocínio lógico, criatividade dentre outros. Nas aulas práticas além dos várias modalidades de jogos, são realizadas brincadeiras lúdicas, diversificadas e criativas melhorando o condicionamento físico e mental.

 

CAPOEIRA

O objetivo desta oficina é a utilização dos instrumentos de apoio no resgate da autoestima de crianças e adolescentes usando sua potencialidade dessa modalidade que ofereça exercícios de natureza lúdica pedagógica, particularmente através da dramatização e do dialogo corporal e psicológico da capoeira.

 

ARTE CIRCENSE

Esta oficina tem como objetivo desenvolver o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. Mostra a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

A atividade circense é uma prática com um alto valor sociocultural e que a cada ano tem um aumento significativo do interesse popular. Além disso, esta atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.

 

LABORATÓRIO DE SEXUALIDADE

Trabalhar a sexualidade e promover reflexões e discussões com os adolescentes sobre sexualidade a partir das dúvidas, questões levantadas e temáticas emergentes nos encontros, explicar sobre a vulnerabilidade diante das doenças e suas prevenções. Construir um espaço de reflexão e de discussão, no qual os adolescentes possam falar das suas dificuldades, resistências, dúvidas, anseios que favoreça o saber compartilhado. Projeto desenvolvido pela Professora/Doutora Giseli Monteiro Gagliotto em parceria com a Unioeste.

 

TEATRO

A oficina de teatro visa o desenvolvimento artístico do aluno, a interação das práticas e técnicas desenvolvidas. Estimula o senso crítico e expressivo, ao encenar o aluno conhece seus limites físicos, sentimentais e psicológicos, passando assim a um processo de autoconhecimento e também a um critério de aceitação ou transformação de sua própria personalidade.

 

DESENHO

A Oficina de Desenho tem como objetivo estimular a produção de desenhos e propor experiências que ajudem a desenvolver habilidades: observação, representação gráfica, repertório visual, habilidade técnica, uso de materiais, imaginação e criatividade.

O aluno terá a oportunidade de ter contato com todas as etapas de produção de um desenho, começar pela estrutura, passando por diferentes estilos e suas técnicas de finalização   (tratamento de contorno, sombreado, pintura com lápis de cor etc).

 

 

 

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI

Tem como objetivo retirar crianças e adolescentes do trabalho e mantê-los na escola promovendo a inserção social de suas famílias. É preciso cuidar não só da criança e do adolescente, mas também da sua família. Assim o PETI desenvolve ações que buscam a geração de renda e emprego promovendo a melhoria da qualidade de vida de toda a família.

 

PROGRAMA MENOR APRENDIZ

O programa Menor Aprendiz é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, APMIF Haroldo Beltrão e Escola Oficina Adeliria Meurer , o programa é voltado para a preparação e inserção de adolescentes no mercado de trabalho e se apoia na Lei 10.097/2000 Lei da Aprendizagem, e ainda no decreto nº 5598/2005, legitimando a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade de nossos adolescentes, especialmente os que se encontram em uma situação de vulnerabilidade social. Este programa é desenvolvido pelo governo federal com o objetivo de inserir adolescentes a partir de 14 anos no mercado de trabalho oportunizando o primeiro emprego.

 

O programa se divide em dois Módulos: Básico, comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do adolescente na empresa. O contrato de trabalho tem duração de até 23 meses. A jornada de trabalho de 4 ou 6 horas diárias já computadas as  horas destinadas a formação teórica.

 

CURSOS:

O Programa oferece hoje os seguintes cursos:

  • AUXILIAR ADMINISTRATIVO
  • REPOSITOR DE MERCADORIAS
  • VENDEDOR DO COMÉRCIO VAREJISTA

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A profissionalização dos adolescentes é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art.62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, onde o objetivo principal é contribuir para a formação de adolescentes autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

 

A seguir o nome das empresas que atualmente possuem menores aprendizes:

- Alumínio 5 Estrelas

- Empresa BRFoods

- Rodocrédito

- Lojas Colombo

- Mercado União

- Real Móveis

- Auto Peças Gagliauto

- Gralha Azul

- Supermercado Supermix

- Supermercado Leão

- Supermercado Ítalo Centro e Cidade Norte

- Magazine Luiza

- Lojas Magrão

- Supermercado Manfroi I, II e III

- Gráfica Grafit

- Alfana Magazine

- Pittol Calçados

- Mecânica Autosul

- Scherer Auto Peças

- Super Vipi

- Superpão

- Associação Alcoólicos Anônimos

- Posto Alvorada de Combustíveis

- Zariff Calçados

- Agroveterinária Campo e Lavoura

- Tic Tac Relojoaria e Ótica

 

COMO CONTRATAR UM MENOR APRENDIZ

Entre em contato com a Escola Oficina Adelíria Meurer e veja como este processo é simples e sem maiores custos para sua empresa.

Escola Oficina Adelíria Meurer – (46) 3524 2973

E-mail: escolaoficina@yahoo.com.br

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social