Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Escola Oficina Adeliria Meurer

 

ESCOLA OFICINA ADELÍRIA MEURER

A Escola Oficina Adeliria Meurer desenvolve um trabalho sócio educativo, em turno contrário ao ensino regular, atendendo crianças e adolescentes de 06 a 17 anos é um equipamento da Secretaria da Assistência Social, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Atualmente atende em torno de 370 crianças e adolescentes, sendo o público prioritário, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou pessoal, ou de famílias que participam dos programas sociais ofertados pela Secretária de Assistência Social. A Escola operacionaliza o programa Jovem Aprendiz em parceria com a APMIF, e desenvolve também o Programa Profissionalizando para o Futuro, esses programas têm por objetivo a profissionalização e o encaminhamento ao mercado de trabalho, visando contribuir para atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento do jovem, suas habilidades gerais, como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, valorizando a pluralidade a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizar para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social. Também tem por objetivo além da profissionalização fortalecer a convivência familiar e comunitária, contribuindo para a permanecia ou o retorno a escola regular, por meio do desenvolvimento de atividades, cursos e oficinas que estimulem a convivência social, a participação cidadã, com caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

 

OFICINAS:

ARTESANATO

PROATIVIDADE

TEATRO

INFORMÁTICA

GRAFITE

EDUCOMUNICAÇÃO

MÚSICA

DANÇA

TAEKWONDO

ARTE CIRCENSE

 

CURSOS PROJETO PROFISSIONALIZANDO PARA O FUTURO

RECEPCIONISTA

PROMOTOR DE VENDAS

ASSISTENTE ADMINISTRTIVO

ALMOXARIFE

ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

 

CURSOS DE APRENDIZAGEM (JOVEM APRENDIZ)

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

REPOSITOR DE MERCADORIAS

VENDEDOR DO COMÉRCIO VAREJISTA

 

EQUIPE

CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS FUNÇÃO
1.       Alexandre L. da Rosa Educador Social
2.       Catiuce Michels Serviços Gerais
3.       Claudineia Tonello Diretora
4.       Elizangela P. Cochinski Serviços Gerais
5.       Fabiana F. de Moraes Educadora Social
6.       Graziela C. B. Ferreira Estagiária
7.       Giseli Iurko Dani Coord. Pedagógica
8.       Hermes J. Quaglioto Jr. Educador Social
9.       Josiane Alessi Coord. Administrativa
10.    Kelly M. A. de Lima Estagiária
11.    Lucia dos Santos Serviços Gerais
12.    Marinez K. Tomazin Serviços Gerais
13.    Marlene C. Gripa Serviços Gerais
14.    Marineia R. D. Livi Educadora Social
15.    Paula G. A. Gramola Educadora Social
16.    Ricardo Betiato Educador Social
17.    Rosane dos S. Duarte Estagiária
18.    Sabrina F. M. de Gasperri Educadora Social
19.    Sonia M. de Oliveira Serviços Gerais

 

CIDADANIA, COMUNICAÇÃO E TRABALHO

              As atividades buscam o resgate social de crianças e adolescentes, treinamento para inserção do adolescente no mercado de trabalho e desenvolvimento de sua cidadania plena, através da aprendizagem para vida pessoal e profissional com atividades sócio educativas.

São desenvolvidas atividades para formação psicossocial dos adolescentes com foco na formação cidadã dos mesmos, desta forma os alunos tem a oportunidade de desenvolver habilidades recebendo orientação social e educacional para o primeiro emprego. A temática relativa ao seu convívio social e familiar para os que estão iniciando no projeto busca desenvolver a união entre os integrantes do grupo e demais alunos, relacionando o respeito, a obediência, a hierarquia, responsabilidade, etc.

 

SAÚDE E BEM ESTAR

A oficina de Saúde e Bem Estar busca orientar os alunos em relação à higiene pessoal, cuidados com o corpo e alimentação saudável. Interação dos alunos com o conteúdo, incentivando o aluno a utilizar seu aprendizado no cotidiano.

  • Despertar no educando o gosto de se alimentar de forma adequada, evitando várias doenças.
  •  Entender a necessidade de se vestir adequadamente conforme o ambiente e a estação.
  • Reconhecer os procedimentos corretos para uma melhor higiene pessoal, social e mental.
  • Valorizar práticas que evitem desperdícios no uso cotidiano de recursos exemplo a água.
  • Fazer com que os alunos entendam a importância da reciclagem, para um melhor desenvolvimento no futuro.

 

 

ARTESANATO

 

Esta oficina tem como objetivo oportunizar os alunos a desenvolver suas habilidades manuais e descobrir seus talentos através das diferentes técnicas artesanais. Possibilitar aos alunos um ambiente harmonioso, desenvolvendo a capacidade de criar e reinventar, através da diversidade de materiais.

Constituem-se ainda como oportunidades de trabalho e renda, além de promover a sustentabilidade como alternativa de uso consciente de materiais e recursos disponíveis no dia a dia.

 

INFORMÁTICA

Na oficina de Informática as crianças e adolescentes tem a oportunidade de conhecer o computador e seus elementos de forma prazerosa e dinâmica. Através das atividades, estimula-se o pensamento criativo e prepara-se o aluno para o uso de novas tecnologias. Aprende a usar os recursos da informática, desenvolve habilidades tecnológicas básicas, explora, experimenta, levanta hipóteses, compara, toma decisões em diferentes programas, desenvolve a comunicação e expressão por meio do uso do computador.

 

LITERATURA

Nas atividades diárias a leitura é fundamental para desenvolver as capacidades mentais e estimula a criatividade e a imaginação, a afetividade. Auxilia na concentração, atenção, aprendizado da escrita, a oralidade, além de proporcionar o relaxamento do corpo e da mente.

Possibilita momentos de identificação, despertando emoções e senso de realidade, desperta o interesse pela leitura em sentido mais amplo não somente através dos livros, mas principalmente na busca para interpretar e fazer uma leitura de mundo.

 

ESPORTE

A oficina de esporte trabalha todos os assuntos voltados para área esportiva e recreativa e o bem estar dos alunos, através de atividades teóricas e práticas, que contribui para a escolha profissional proporcionando boas formas de qualidade de vida.

O aluno aprender a identificar cada esporte, vivenciando brincadeiras, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, raciocínio lógico, criatividade dentre outros. Nas aulas práticas além dos várias modalidades de jogos, são realizadas brincadeiras lúdicas, diversificadas e criativas melhorando o condicionamento físico e mental.

 

CAPOEIRA

O objetivo desta oficina é a utilização dos instrumentos de apoio no resgate da autoestima de crianças e adolescentes usando sua potencialidade dessa modalidade que ofereça exercícios de natureza lúdica pedagógica, particularmente através da dramatização e do dialogo corporal e psicológico da capoeira.

 

ARTE CIRCENSE

Esta oficina tem como objetivo desenvolver o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. Mostra a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

A atividade circense é uma prática com um alto valor sociocultural e que a cada ano tem um aumento significativo do interesse popular. Além disso, esta atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.

 

LABORATÓRIO DE SEXUALIDADE

Trabalhar a sexualidade e promover reflexões e discussões com os adolescentes sobre sexualidade a partir das dúvidas, questões levantadas e temáticas emergentes nos encontros, explicar sobre a vulnerabilidade diante das doenças e suas prevenções. Construir um espaço de reflexão e de discussão, no qual os adolescentes possam falar das suas dificuldades, resistências, dúvidas, anseios que favoreça o saber compartilhado. Projeto desenvolvido pela Professora/Doutora Giseli Monteiro Gagliotto em parceria com a Unioeste.

 

TEATRO

A oficina de teatro visa o desenvolvimento artístico do aluno, a interação das práticas e técnicas desenvolvidas. Estimula o senso crítico e expressivo, ao encenar o aluno conhece seus limites físicos, sentimentais e psicológicos, passando assim a um processo de autoconhecimento e também a um critério de aceitação ou transformação de sua própria personalidade.

 

DESENHO

A Oficina de Desenho tem como objetivo estimular a produção de desenhos e propor experiências que ajudem a desenvolver habilidades: observação, representação gráfica, repertório visual, habilidade técnica, uso de materiais, imaginação e criatividade.

O aluno terá a oportunidade de ter contato com todas as etapas de produção de um desenho, começar pela estrutura, passando por diferentes estilos e suas técnicas de finalização   (tratamento de contorno, sombreado, pintura com lápis de cor etc).

 

 

 

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI

Tem como objetivo retirar crianças e adolescentes do trabalho e mantê-los na escola promovendo a inserção social de suas famílias. É preciso cuidar não só da criança e do adolescente, mas também da sua família. Assim o PETI desenvolve ações que buscam a geração de renda e emprego promovendo a melhoria da qualidade de vida de toda a família.

 

PROGRAMA MENOR APRENDIZ

O programa Menor Aprendiz é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, APMIF Haroldo Beltrão e Escola Oficina Adeliria Meurer , o programa é voltado para a preparação e inserção de adolescentes no mercado de trabalho e se apoia na Lei 10.097/2000 Lei da Aprendizagem, e ainda no decreto nº 5598/2005, legitimando a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade de nossos adolescentes, especialmente os que se encontram em uma situação de vulnerabilidade social. Este programa é desenvolvido pelo governo federal com o objetivo de inserir adolescentes a partir de 14 anos no mercado de trabalho oportunizando o primeiro emprego.

 

O programa se divide em dois Módulos: Básico, comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do adolescente na empresa. O contrato de trabalho tem duração de até 23 meses. A jornada de trabalho de 4 ou 6 horas diárias já computadas as  horas destinadas a formação teórica.

 

CURSOS:

O Programa oferece hoje os seguintes cursos:

  • AUXILIAR ADMINISTRATIVO
  • REPOSITOR DE MERCADORIAS
  • VENDEDOR DO COMÉRCIO VAREJISTA

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A profissionalização dos adolescentes é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art.62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, onde o objetivo principal é contribuir para a formação de adolescentes autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

 

A seguir o nome das empresas que atualmente possuem menores aprendizes:

– Alumínio 5 Estrelas

– Empresa BRFoods

– Rodocrédito

– Lojas Colombo

– Mercado União

– Real Móveis

– Auto Peças Gagliauto

– Gralha Azul

– Supermercado Supermix

– Supermercado Leão

– Supermercado Ítalo Centro e Cidade Norte

– Magazine Luiza

– Lojas Magrão

– Supermercado Manfroi I, II e III

– Gráfica Grafit

– Alfana Magazine

– Pittol Calçados

– Mecânica Autosul

– Scherer Auto Peças

– Super Vipi

– Superpão

– Associação Alcoólicos Anônimos

– Posto Alvorada de Combustíveis

– Zariff Calçados

– Agroveterinária Campo e Lavoura

– Tic Tac Relojoaria e Ótica

 

COMO CONTRATAR UM MENOR APRENDIZ

Entre em contato com a Escola Oficina Adelíria Meurer e veja como este processo é simples e sem maiores custos para sua empresa.

Escola Oficina Adelíria Meurer – (46) 3524 2973

E-mail: escolaoficina@yahoo.com.br

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social