CENTRO DA JUVENTUDE – CEJU

 

                              

      

CENTRO DA JUVENTUDE 

Inaugurado no dia 25 de novembro do ano de 2013, o Centro da Juventude – CEJU, criado com o objetivo de atender adolescentes e jovens entre 12 à 18 anos, priorizando adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, oferece atividades que possibilitam produzir bens culturais e artísticos, esportivos, tecnológicos e de lazer que favoreçam ações de formação pessoal e profissional.

O Centro da Juventude é um espaço aberto, acessível e acolhedor para a convivência, formação e cidadania de adolescentes e jovens, com atendimento e acompanhamento pedagógico e psicossocial dos participantes e suas famílias.

Visando que a proposta pedagógica do Centro da Juventude está alicerçada na Pedagogia Freiriana, a qual considera que quando o indivíduo atua através de atividades comunitárias, em um contexto solidário e dialógico, em que sua própria prática é plena de significado e reconhecimento na construção do trabalho libertador, em que o resgate histórico de sua vida e de sua comunidade é tomada por base, a realidade em que vive passa a ser decodificada dentro de uma nova interpretação, mais aprofundada. E nesse ato, a educação e a formação, adquirem uma ética pautada pela vivência coletiva e cidadã.

Dessa forma, foi implantado no CEJU os agentes de cidadania, ação que objetiva incentivar o “protagonismo juvenil”, como potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera tanto para si mesmo como para a sociedade em geral. Esses jovens recebem o pagamento de bolsa auxilio, visto que estes atuam em projetos e ações de caráter público para o desenvolvimento de atividades educativas, socializadoras e de produção cultural voltadas a crianças e adolescentes de suas comunidades, previsto pela Lei Estadual nº16.021/2008, de 19 de dezembro de 2008.

CENTRO DA JUVENTUDE – CEJU: Rua São Cristóvão, n° 555, Pinheirão. Contato Telefônico: (46) 3524-5337. Coordenador: Genuir Merlos. Horário de atendimento: 08:00h às 12 e das 13:00h às 17:00h, de Segunda a sexta-feira.

É um espaço aberto, acessível e acolhedor para a convivência, formação e cidadania de adolescentes de 12 a 18 anos de idade, com atendimento e acompanhamento pedagógico e psicossocial dos jovens e suas famílias, que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

– Acompanhamento psicossocial;

– Visitas domiciliares;

– Programa Agentes de Cidadania;

– Palestras e reuniões sócio-educativas;

– Oficina de Música;

– Artesanato;

– Skate;

– Taekwondo;

– Futsal;

– Tênis de Mesa;

– Dança;

– Teatro;

– Orientação Profissional;

– Informática;

– Oratória;

– Capoeira;

– Artes Circense;

– Vôlei;

– Natação.

Equipe:

Coordenador

Psicólogo

Educadores Sociais

Oficineiros

Professores de Educação Física

Pedagoga

Motorista

Auxiliar de Serviços Gerais

Vigias

Auxiliar Administrativo

Cozinheira

 

 

SkateDança




Pular para o conteúdo