Taxímetros são instalados em Beltrão

21 de junho de 2017

Com uma população se aproximando dos 100 mil habitantes, Francisco Beltrão procura modernizar-se em todos os aspectos. Nesse sentido, a administração está aplicando a Lei Municipal 4.424, que obriga os táxis do município a usarem o taxímetro. Nesta semana uma oficina da cidade começou a instalar o equipamento nos carros licenciados para o serviço de táxi. Em parceria com uma empresa do estado de São Paulo, uma parte dos 30 táxis já recebeu o taxímetro. A previsão é que até o final desta semana todos os veículos estejam equipados.

O custo de instalação fica por conta do taxista. No modelo completo, com taxímetro e impressora, o valor passa de R$ 1.500,00. No modelo mais simples, sem impressora, fica em torno de R$ 800,00. “Eu sempre fui favorável. A cidade está perto de 100 mil habitantes e alguma coisa tinha que ser feita. Fica melhor para todos. Não precisa ficar discutindo preço”, opina o taxista Felix Vicentin. O técnico Claudinei Penteado, responsável pela instalação, explica que o modelo instalado nos veículos de Francisco Beltrão é o mesmo utilizado nas principais cidades do país. Os equipamentos recebem um lacre provisório do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM). Posteriormente o INMETRO irá aferir os equipamentos.

“O taxímetro traz segurança para o usuário. Especialmente no modelo com a impressora, que apresenta todas as informações para o passageiro, como hora, local e valor da corrida”, explica ele. O prefeito Cleber Fontana é um dos entusiastas da ideia, desde quando era vereador. Sempre mantendo diálogo com os taxistas, ele apresentou requerimentos solicitando a implantação do sistema no município. Agora como prefeito teve a oportunidade de ver a concretização do projeto. “A cidade está se desenvolvendo e esse é mais passo importante”, comentou o prefeito.

Os taxímetros funcionarão em bandeira 1 das 6h da manhã até as 22h. E aos sábados até as 13h. Nos demais horários (entre 22h e 6h da manhã), sábados a tarde, domingos e feriados, circularão com bandeira 2. O preço do quilômetro rodado em bandeira 1 é R$ 3,30 e em bandeira 2, R$ 4,20. A tarifa inicial é de R$ 8,90.

20170621_121112