Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Regulamentação da ciclofaixa prioriza uso da bicicleta para o trabalho

Publicado em

Da assessoria

Ciclofaixa poderá ser usada como estacionamento, mas apenas em alguns horários

Ciclofaixa poderá ser usada como estacionamento, mas apenas em alguns horários

O último ato assinado pelo prefeito em exercício, Eduardo Scirea, regulamentou o uso da ciclofaixa da rua Curitiba para o estacionamento de veículos, mas somente em alguns horários do dia. A medida já vinha sendo estudada e foi estabelecida após debates da Prefeitura com empresários, preocupados com a falta de estacionamentos, e ciclistas, que pediram a ampliação das vias exclusivas para bicicletas.

Das 8h30 ao meio dia e das 13h30 às 17 horas será permitido estacionar veículos sobre a ciclofaixa, além do sábado até o meio dia. A medida valerá a partir desta quinta-feira (20) para toda a extensão da ciclofaixa e visa, segundo Scirea, oportunizar o uso da mesma por trabalhadores. “Se fôssemos permitir o estacionamento durante todo o dia, a ciclofaixa perderia seu sentido, por isso estamos privilegiando o horário do meio dia e no início da manhã e fim da tarde, para que as pessoas possam ir trabalhar de bicicleta e não a usem somente para lazer”, explicou.

A via exclusiva para o tráfego de ciclistas começou a funcionar dia 1º deste mês. Desde então, comerciantes vêm criticando a falta de estacionamento em um dos lados da rua e uma comissão chegou a ser recebida na Prefeitura para debater o assunto.

Na mesma semana, Scirea se reuniu com o grupo Pedala Beltrão e explicou que a intenção da Prefeitura é ampliar a quantidade de ciclofaixas na cidade, criando um circuito cicloviário. “Entendemos que esta decisão de conciliar o uso de carros e bicicletas é mais acertada, porque não nos interessa o conflito sobre o uso da ciclofaixa, mas sua ampliação para outras ruas”, afirmou.

 

Estacionamento de veículos

  • Manhã -> das 8h30 às 12h
  • Tarde -> das 13h30 às 17h
  • Sábado -> Das 8h30 às 12h

Comentários

  • Edson Granella disse:

    Vergonha! Vcs são todos manipulados pelos comerciantes de beltrão. Fizeram essa ciclofaixa só para receberem mais dinheiro para roubar. Canalhas!

  • Tiago disse:

    Prefeitura mais uma vez priorizando a opinião dos empresários! Não sou ciclista, mas sou a favor da ciclofaixa, a mesma não deve ser exclusiva e somente em alguns horários. Segue uma pergunta…. os motoristas que estacionarem fora desses horários serão multados? acredito que inicialmente pode até ser, mas futuramente cairá no esquecimento e voltaremos a estaca zero. Em grandes cidades, cada “x” metros quadrados de área construída, são obrigatórios “x” metros quadrados de garagem privada. Acredito que isso não é desculpa para os empresários dessa região, e sim a falta de espírito empreendedor dos mesmos para driblar essa situação. Devido a essa ideia “retrógrada” de alguns, que são minoria que nossa cidade não evolui!

  • Henrique disse:

    E as crianças e adolecentes que poderiam usar a ciclofaixa pra se locomover durante o horário comercial? Até quando vai haver essa priorização exclusiva dos carros sobre tudo! A rua é da mobilidade não dos carros!

  • Ivonete disse:

    Bom dia, que absurdo esta decisão!
    O nome ja diz “ciclovia”, é um direito meu e de cada cidadão escolher andar de bicicleta, de carro ou caminhar e ter condições para isso. É o direito de ir e vir na hora que quiser, agora tenho de olhar no relógio e pensar “bom devo ir de carro porque nesse horário a “ciclovia” é estacionamento”! Sei que esta foi uma decisão precipitada e logo será revogado o ato, porque ele é absolutamente incoerente e priva a liberdade dos cidadãos de escolher andar de bicicleta, fazer compras, ir ao trablho, passear…

  • Clério disse:

    Eu não uso a ciclovia e nem tenho bicicleta, mas havia ficado imensamente feliz com a ciclovia que beneficiaria muitas pessoas, cidadãos que pagam os seus impostos. Essa decisão de fixar um horária para a ciclovia é uma verdadeira piada. Para mim a análise é simples: ciclovia livre beneficia muitos e ciclovia com horário beneficia poucos!
    Vamos todos dar um viva aos dinossauros! Um passo para frente, e dois para trás! Infelizmente, é com o meu, o seu, o nosso dinheiro que fazem isso.

  • Mateus disse:

    O fato é que ciclovia nem deveria existir. Ela somente é utilizada após as 18:00 e por poucas pessoas…

  • Clério disse:

    Meu comentário foi retirado! Mas vamos lá: penso que a decisão beneficia poucos ao invés de muitos!

  • Cristina disse:

    Retrocesso em Francisco Beltrão, enquanto outros municípios evoluem no trânsito Beltrão fica parado! Isso sem falar de gasto de dinheiro público desnecessariamente. Gasto de dinheiro público sem prévio planejamento. Os valores que a prefeitura gastou para fazer a ciclovia saíram do bolso de todos os beltronenses, não são somente os comerciantes da rua Curitiba que pagam impostos, os ciclistas, os pedestres e toda a população paga!!

  • Vinicius A. disse:

    O primeiro passo para a mobilidade urbana da cidade frente aos desejos e anseios dos comerciantes… Sinceramente não é a primeira vez que vejo isso acontecer aqui na cidade. Vão aumentar as ciclofaixas? Sinceramente para que? Para servir de estacionamento? Então nem gaste o dinheiro público…

  • […] é o vice-prefeito Eduardo Scirea (PT), que ao assumir temporariamente o Executivo beltronense assinou um decreto regulamentando o uso de uma ciclofaixa para servir de […]

  • Clério disse:

    Sugiro fazer um movimento de boicote aos comerciantes que são contra a ciclofaixa. “Não compre daqueles empresários que são contra o bem estar da população e do meio ambiente”. Vamos identificar quem são esses empresários (penso que não sejam todos) e divulgar. Da minha parte, quando faço compras na rua da ciclofaixa, antes de pagar pergunto ao empresário a sua opinião e deixo de comprar imediatamente daqueles que possuem esse pensamento atrasado e egoísta.

  • Marcos disse:

    Parabéns pela burrada que vocês fizeram. Tomara que passe no Fantástico essa idiotice.
    Mas é assim, aqui em FB as pessoas não tem pernas, e por isso precisam estacionar ‘na frente’ do gigantesco comércio da rua Curitiba que, “PASMEM” Tem só 2 quadras.

  • Ivonete disse:

    Ótima ideia, tenho certeza que não são todos os comeciantes da Rua Curitiba que precisam usar a ciclovia como estacionamento. Mas concordo com o Clério se não querem clientes que andam de bicicleta, devem ter uma lista de clientes “especiais”, aqueles que só compram se estacionar o carro na frente do estabelecimento. O que exclui a maioria dos cidadãos, acho ótimo que todos façamos nossa escolha por estabelecimentos mais comprometidos com o bem maior da comunidade beltronense, independente da sua opção de meio de locomoção!

  • Julio disse:

    De que adianta a ciclovia então??? Foi dinheiro mais mal empregado da historia desse município! (vide repercussão negativa nacional que este decreto teve). No horário estabelecido para se andar de bicicleta ja não vai ter mais nenhum guarda de transito para fiscalizar quem estaciona em cima da ciclofaixa… Grande tiro no pé!!

    Ouviram o lado dos pouco comerciantes da rua.. agora sejam dignos e ouçam a grande massa popular que votou em vocês e que julga um absurdo este decreto.

  • Fabim disse:

    Vocês são malucos caras?!?!?!
    Prioriza?!?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Só rindo mesmo.
    Triste.

  • vanderlei disse:

    que tal isso …. estacionamento de veículos, mas somente em alguns horários do dia.???? de que horário eles falam? se é das 8h30 da manhã até as 12 hs e da 1h30 às 17 hs? o dia todo !!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *